.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Cultura - Quarta-feira, 13 de Março de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cajatiense resgata a cultura tradicional com projeto de cordel nas escolas do Vale do Ribeira

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura


Cajatiense resgata a cultura tradicional com projeto de cordel nas escolas do Vale do Ribeira

Os alunos da rede municipal de ensino participam de um projeto que resgata a cultura tradicional local, o Cordel nas Escolas, idealizado pelo jornalista, escritor, artista plástico, teatrólogo e cordelista, Luiz dos Passos e concretizado com o apoio da Divisão de Cultura da Prefeitura de Cajati. Lançado em 2018, em Cajati, o projeto também já foi levado para escolas de outros municípios do Vale do Ribeira, como Cananéia, Registro, Eldorado e Jacupiranga. “A proposta é resgatar a cultura tradicional local com pesquisa e encontros com a comunidade e alunos”, afirma o idealizador.

Luiz dos Passos é o idealizador do projeto Cordel nas Escolas

O Cordel nas Escolas consiste em traduzir para a literatura de cordel a culinária, as cantigas, as lendas, as expressões e os costumes da região. “Os alunos da rede municipal de ensino participam do processo e têm papel importante, pois estão contribuindo ativamente com o projeto que poderá ser levado para as gerações futuras”, considera Luiz dos Passos. “É um incentivo para a comunidade manter viva e preservar a história da região”, ressalta.

Para o chefe da Divisão de Cultura da Prefeitura de Cajati, Edimar Moura, o trabalho desenvolvido pelo cordelista é e será futuramente uma rica fonte de conhecimento sobre a história de Cajati e também do Vale do Ribeira. “A manifestação cultural artística escolhida, o cordel, retrata de forma dinâmica e poética, entrelaçando humor e rima, a nossa origem, costumes e a história do nosso povo. Certamente, encantará os leitores”, observa.

760 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.