O Programa Mais Pecuária Brasil realizou na última quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a inseminação de 11 animais no Sítio Ribeirão do Antunes, no bairro Jardim Hold, propriedade do José Aparecido Chaves, e na Chácara do Aurélio, do Maikon Aurélio de Paula, no bairro Vila Vitória, em Cajati, através de convênio firmado no ano passado com a CONAFER- Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais e em parceria com a administração municipal.
O programa consiste em proporcionar o melhoramento genético dos bovinos, que resulta em qualidade de rebanho, melhor produtividade e renda que beneficiam os produtores familiares e pequenos agricultores na atividade agropecuária local, sendo as opções de inseminação, tanto para animais de corte, como para produção de leite.
Para os produtores, não há custo nenhum, cabendo apenas o enquadramento nas exigências mínimas para poderem participar: os animais devem estar em dia com as vacinações e saudáveis, além de uma estrutura mínima e instalações adequadas para realizarem os procedimentos, como qualidade de pastagem e acessibilidade.
A CONAFER, disponibiliza o técnico veterinário, material genético (sêmen), e os hormônios utilizados nos protocolos de inseminação. Não havendo nenhum custo para produtor e a administração Municipal, apenas o acompanhamento dos técnicos responsáveis do Departamento de Desenvolvimento Econômico, o engenheiro agrônomo Fabiano Milton de Sousa e a engenheira Larissa Ribeiro de Oliveira, que acompanham os procedimentos e selecionam os produtores de Cajati que irão participar do projeto.
O processo de inseminação se inicia com o exame de ultrassom para verificar se os animais estão em condições para serem inseminados, e a colocação de um implante. Oito dias depois, ocorre a aplicação dos hormônios para favorecer o cio das vacas, e após o intervalo de três dias é realizada a inseminação. E, após 60 dias, o técnico veterinário retorna para verificar se houve a fertilização dos animais.
O Programa Mais Pecuária Brasil foi lançado em agosto de 2022, em parceria com a Prefeitura de Cajati e a CONAFER, tem duração de 4 anos e disponibiliza materiais genéticos de diversas raças de bovinos, tanto da atividade de corte, como leiteira, atuando em rebanhos de agricultores familiares e criadores locais.
O próximo passo é incluir mais produtores e realizar novos ciclos de inseminação. Os pequenos produtores são prioridades no atendimento do programa.
#maispecuariabrasilcajati
Cajati