JANEIRO ROXO- O Departamento de Saúde realizou nos dias 24 e 25 de janeiro, uma Capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE), dos bairros Vila Antunes e Inhunguvira, em alusão ao Janeiro Roxo, Mês de Conscientização contra a Hanseníase. O evento foi promovido com o objetivo de reconhecimento dos Sinais e Sintomas da Hanseníase e também de busca ativa na comunidade o esquema vacinal em carteira da BCG e da cicatriz vacinal, que é uma das formas de proteção à doença.
Em Cajati, a Vigilância Epidemiológica acompanha 5 casos de hanseníase.
O treinamento teórico e prático foi realizado através uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica, Núcleo de Educação Permanente e o ESA - Instituto Educacional. Confira a programação completa da Capacitação dos ACS e ACE: Na manhã da última terça-feira (24/1), foi realizada uma Roda de Conversa com os ACS e ACE da Vila Antunes, com o tema: Os Sinais da Hanseníase e à importância da busca ativa de casos. Os mediadores foram a professora e enfermeira Maria Júlia Friedman, os alunos do curso técnico de enfermagem do ESA e a enfermeira Eliana Santos Silva. Já no período da Tarde, a Roda de Conversa com o mesma tema foi com os ACS e ACE do Inhunguvira e foi da mediada pela professora Maria Júlia Friedman e os alunos do técnico de enfermagem do ESA.
Na quarta-feira, (25/1), foi realizada a atividade Busca ativa de sinais/ sintomas e avaliação da carteira de vacina e cicatriz para BCG., com entrega de materiais educativos e outras orientações durante todo o dia, com a participação dos ACS, ACE e estagiários do ESA, supervisionados pela professora enfermeira Maria Júlia Friedman.
Saiba mais sobre os sintomas da Hanseníase: https://tinyurl.com/58z4zykj
Cajati