Já foi dado o primeiro passo importante para que a implantação do novo posto de atendimento Poupatempo seja uma realidade em Cajati. Nesta sexta-feira, 26 de novembro o prefeito Luiz Henrique Koga participou de um evento em Registro, realizado pelo do Governo de São Paulo, o Retoma SP, onde foi anunciado a confirmação da instalação da nova unidade no município.
A nova unidade do Poupatempo no município proporcionará diversas opções de serviços, graças à integração dos órgãos, com o objetivo de atender e facilitar a vida dos cajatienses. No total serão oferecidos 196 serviços dentro da plataforma, sendo 164 digitais. A expectativa é de começar o funcionamento no primeiro semestre de 2022, e a probabilidade é de realizar cerca de 130 atendimentos por dia.
A Prefeitura de Cajati já está em tratativa para a escolha do espaço para a instalação da nova unidade que já tem sua estrutura definida, com estilo compacto e foco no digital e com o investimento de R$130 mil pelo Estado. O posto deverá ser implantado num local com 250 metros quadrados e localizado numa área central, com movimentação de pessoas e inclusive estar de acordo com as normas de acessibilidade (NBR 9050).
A parceria entre o Governo e o Município também permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo e isso requer um espaço maior, mas ainda está pra ser definido pela administração municipal.
A Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – que administra o programa Poupatempo em todo o Estado, esclarece que o processo de seleção dos colaboradores é de responsabilidade das empresas terceirizadas, contratadas por meio de licitação para gerenciar as unidades. À Companhia, cabe fiscalizar se o serviço prestado está dentro do padrão de excelência reconhecido pelos usuários. E com a instalação do novo Poupatempo, é possível também que haja novas frentes de trabalho, ou seja, o novo posto será administrado por uma empresa contratada pela Prodesp, que comparada às outras unidades instaladas pelo Estado, normalmente é a empresa escolhida que realiza o processo seletivo com candidatos.
O programa RetomaSP é uma das maiores ofertas de políticas e serviços já realizada pelo Governo Paulista, que tem como objetivo de auxiliar, principalmente, a população mais afetada pela pandemia. O RetomaSP contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, o Deputado Federal Samuel Moreira, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patrícia Ellen, o Diretor da Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo), Murilo Macedo, a deputada estadual doutora Damaris Moura, e os chefes do Executivo do Vale do Ribeira, inclusive o prefeito de Cajati Luiz Henrique Koga, como também os vereadores Adenise Pedroso, Edirléia França Pereira, Rosângela Aparecida Rodrigues e Walter José Romualdo, o diretor do Departamento Jurídico, Cirineu Silas Bitencourt e a chefe da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Cajati, Kathleen Gomes da Silva Chaves.
Cajati