Na tarde de terça-feira, 21 de setembro a Prefeitura de Cajati em comemoração ao Dia da Árvore realizou o plantio de 11 mudas de plantas nativas e frutíferas na praça do Campo do Areião, no bairro Inhunguvira juntamente com a idealizadora do projeto “Plante Amor”, Emily Borges Maciel, 25 anos, que reuniu a criançada do bairro na praça para realizar a ação do meio ambiente. “A ideia é criar uma conexão com as crianças e o meio ambiente, uma agitação ecológica que incentiva a conscientização da importância das árvores, das sombras, dos frutos e do oxigênio. O objetivo é realizar o “Plante Amor” em todas as praças dos bairros para todas as crianças terem esse vínculo”, explica Emily.
A Divisão do Meio Ambiente da Prefeitura de Cajati apoiou o projeto fornecendo as mudas, as plaquinhas e as gaiolas de madeiras que protegem as plantas durante o crescimento. “O plantio de árvores nas praças é uma forma de trazer qualidade e equilíbrio ambiental aos espaços públicos urbanos. Quando realizado com a participação da população, cria identidade e conexão com estes espaço”, disse o engenheiro ambiental da Divisão do Meio Ambiente, Marcelo Barbosa.
Barbosa explica que as mudas foram escolhidas, pensadas e planejadas, pra que depois de plantadas e com o tempo elas pudessem ser visitadas pelos pássaros. “As árvores são muito importantes para o equilíbrio ecológico. Atraem aves que se alimentam de insetos e das frutas produzidas pelas árvores, auxiliando na disseminação das mudas, além de trazer mais qualidade de vida aos frequentadores das praças”, explica.
Cada criança participante registrou o seu nome no verso da plaquinha que denomina a muda plantada. Como foi o caso da pequena Mariana de Almeida Matos, 8 anos, que aprendeu sobre a importância das árvores. “Foi legal, vou vim visitar a plantinha”, disse.
Emily ainda presenteou cada criança participante com um kit contendo lápis de cor e figuras para pintar com o tema sobre a conscientização do meio ambiente. “A gente está vivendo um momento difícil com a poluição, e se as crianças tiverem esse contato com a natureza desde pequeno, eles vão se tornar adultos melhores, e com as mãozinhas delas na areia, elas estão plantando o nosso futuro. Essa aproximação faz a criança criar uma identidade com a planta. Não será mais uma árvore plantada, será árvore que ela plantou. E isso marca bastante a infância, e já na fase adulta ela poderá contar para os filhos que um dia plantou uma árvore neste local”, finaliza Emily.
Participaram também do plantio o engenheiro agrônomo Fabiano Milton de Sousa e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cajati, Tarcísio Antunes Duarte.
Mais informações: (13)3854-8700.
Cajati