O Departamento de Vigilância em Saúde alerta sobre o surto de cinomose em Cajati e solicita que os tutores de cães procurem com urgência o seu veterinário para a realizar a vacinação do seu animal de estimação.
A falta de imunização dos filhotes e a desatualização de vacinas dos cães adultos são os principais fatores de contaminação e óbitos.
Vale salientar que a cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa, que afeta principalmente filhotes ou outros canídeos com o sistema imunológico debilitado. As formas de contágio são por meio do contato com as secreções nasais e urinas de animais doentes, assim como pelo uso de objetos contaminados, como comedouros e bebedouros.
Uma vez no organismo dos cachorros, o vírus pode atacar os sistemas nervoso, respiratório e gastrointestinal. Os primeiros sintomas são secreção nasal.
Felizmente, já existe uma vacina para manter os cães sempre protegidos. Basta o tutor seguir corretamente o protocolo vacinal contra a cinomose que é de 4 doses, intervaladas de 21 dias.
Assim como os humanos, os animais de estimação também precisam de uma atenção maior do seu tutor. Como evitar sair com o cachorro, especialmente para locais em que há presença de outros animais, limpar muito bem os ambientes e os acessórios utilizados pelo cão. “Apesar da cinomose ser uma doença infectocontagiosa não zoonótica é importante, além de vacinar, observar o animal por um período de 10 dias, principalmente quando há relatos de mordidas ou arranhaduras, pois devido a sintomatologia nervosa, é importante essa observação para poder diferenciar da raiva, que essa sim é uma doença zoonótica letal para qualquer mamífero, inclusive o homem”, explica o médico veterinário, Pedro André de Q. Salles.
Doença infectocontagiosa não zoonótica significa que não é transmissível ao homem.
Resumo dos sintomas:
Forma cutânea: pústulas, principalmente no abdômen, patas e focinho;
Forma digestiva: vômitos e diarreia;
Forma respiratória: tosse, pneumonia, secreção nasal e ocular,
Forma nervosa: tremores, falta de coordenação motora e convulsões.
Mais informações: (13) 3854-2214
Cajati