Mesmo com as orientações e ações da Vigilância em Saúde em Cajati, os casos confirmados da Dengue aumentaram no município. Os novos números são: até essa sexta-feira, 3 de abril, 955 casos suspeitos e desses, 474 confirmados e 481 descartados.
A Vigilância em Saúde continua com o trabalho de bloqueio nos bairros. Essa ação visa informar os moradores nas regiões onde moram os pacientes suspeitos da Dengue sobre os cuidados e medidas para evitar a proliferação do mosquito. Os agentes de endemias passam de casa em casa para orientar sobre a limpeza dos terrenos e quintais. Recipientes que acumulam água devem ser eliminados ou limpos diariamente para que não fique água parada. Em prevenção ao Coronavírus, esses profissionais abordam os moradores, mas mantêm distância para evitar o contato e usam uniforme da Prefeitura de Cajati.
Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Edilsom Batista, é necessário que cada um faça a sua parte para evitar que os mosquitos procriem. “Precisamos acabar com os focos dos criadouros, onde há água parada. Se os munícipes não se conscientizarem, mesmo com as nossas ações, ainda haverá focos de criadouros do mosquito da Dengue.”
Os principais criadouros são vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Calhas dos telhados e reservatórios de água das geladeiras também são possíveis locais de proliferação do mosquito. Como medida preventiva, é possível colocar areia nos pratos dos vasos de planta para não acumularem água, deixar a caixa d’água tampada e cobrir reservatórios de água como piscinas.
Mais informações ou para denunciar locais onde há o acúmulo de água e que podem ser focos da proliferação do mosquito, ligar para o telefone (13) 3854-8500 – opção 5.
Cajati