Os conjuntos de tambores da coleta seletiva, instalados em Cajati, estão sendo utilizados de modo inadequado. Eles são somente destinados para materiais recicláveis como vidros, papéis, plásticos e metais. Entretanto, lixo comum e até animais mortos foram encontrados pelo pessoal da Cooperativa de Reciclagem de Cajati (Cooreca).
Em respeito ao trabalho realizado pelos recicladores, a Prefeitura se sensibiliza e pede que todos colaborem e façam o uso correto dos tambores. Neles, devem somente ser colocados os materiais descritos em cada recipiente: vidro nos tambores verdes; papel, nos azuis; plástico, nos vermelhos e metal, nos amarelos.
É importante lembrar que lixo orgânico não deve ser misturado com o reciclável, para evitar a proliferação de bactérias e fungos, assim como auxiliar no processo de separação dos que seguem para a coleta seletiva.
Para quem tem dúvidas do que é ou não reciclável
Quem nunca teve dúvidas sobre o que pode ou não ir para a reciclagem? Para ajudar nessa tarefa, a Prefeitura de Cajati criou a Cajatrupe, uma turma de mascotes que está presente nas placas instaladas em cima dos tambores com dicas do que pode ou não ir para a reciclagem.
Conheça cada um dos integrantes da Cajatrupe e suas dicas de reciclagem:
- Tonelo: é o líder da turma, acolhedor e responsável por ser o receptor dos lixos. Ele gosta de tudo bem separado. É um sujeito acolhedor que está sempre disposto a reunir os amigos.
- Peto: é o representante dos plásticos. Peto é o mais entrosado. Consegue se adaptar a qualquer circunstância. O tempo de duração do plástico é de cerca de 40 anos. Os exemplares do Peto que podem passar pela reciclagem são:
Recicláveis: garrafas de água mineral, copos, potes, tampas e frascos de produtos, embalagens PET (de bebidas como refrigerantes, óleos e vinagres), PVC (canos e tubos), utilidades domésticas, baldes, engradados de bebidas, sacolas e sacos plásticos.
Não recicláveis: cabo de panelas, espumas, embalagens metalizadas (de biscoitos, café, suco e salgadinhos), acrílico e eletrodomésticos.
- Potêncio: é o representante dos vidros. É um cara durão e tem um humor afiado. Ele sempre tem uma maneira de apoiar os amigos. O vidro tem um tempo de duração indeterminado. É versátil e pode ser encontrado de diversas maneiras como:
Recicláveis: garrafas, potes de conservas, frascos (de perfumes e alimentos) e utensílios de cozinha (copo, prato, pirex, fôrma e taça).
Não recicláveis: eletrodomésticos (televisão, micro-ondas, forno), janelas, portas e box, espelhos, óculos e vidros automotivos (carros, motos e caminhões), louças e cerâmicas.
- Mínio: é o homem lata, com personalidade forte e coração de ouro. O metal tem duração de cerca de 100 anos. Costuma ser bastante confundido com materiais não recicláveis. Entre os objetos em que ele é encontrado, estão:
Recicláveis: latas e tampas (de bebidas e conservas), pregos, parafusos, arames, ferragens, panela sem cabo e ferramentas.
Não recicláveis: clipes, grampos, esponjas e palhas de aço, aerossóis, latas de tinta, verniz, solventes e inseticidas.
- Celo: é um pouco distraído, avoado e às vezes deixa a vida passar em branco. Mas é criativo e gosta de dar novas ideias. Ele está bastante presente no dia a dia de muitas pessoas nos seguintes itens:
Recicláveis: envelopes, cartões, cartolina, cartazes, livros, cadernos, jornais, revistas, panfletos, materiais impressos, papelão e sulfite.
Não recicláveis: papel higiênico, etiqueta adesiva, guardanapos e lenços usados, fita crepe e ponta de cigarro.
O que é lixo orgânico?
Resto de produtos provenientes de animais ou vegetais, como verduras, frutas e outros alimentos são considerados lixos orgânicos. É comum na rotina alimentar, por isso, o volume também é alto.
Mais algumas dicas da Cajatrupe:
- Separe os materiais recicláveis em sacolas plásticas ou caixas de papelão.
- Não deixe restos de comida ou líquidos nos recipientes. Passar uma água já é suficiente.
- Fraldas e papel higiênico usados, nem pensar em reciclar. Pense em seu colega ser humano.
- Coleta seletiva não é bota fora. Destine somente o indicado – entulhos devem ter outra destinação.
- Nunca queime lixo de qualquer tipo: é proibido por lei e quem queima lixo doméstico orgânico ou inorgânico não incomoda apenas quem mora ao lado. Pode causar danos à saúde e ao meio ambiente.
- Essas pequenas ações são uma grande contribuição à sustentabilidade.
Cajati