.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A aplicação será feita de acordo com o grupo que deve receber a vacina nesse período
Serão vacinados os integrantes do grupo que deve ser imunizado nesse período: idosos e profissionais da saúde. A recomendação é ligar para conferir se a unidade já recebeu a nova remessa das vacinas, antes de ir ao local.
A Campanha de Vacinação segue até o dia 22 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cajati. Será aplicada de acordo com as datas determinadas para cada grupo específico (abaixo).
Para evitar a aglomeração de pessoas, em prevenção ao Coronavírus, cada unidade estabeleceu uma estratégia de vacinação de acordo com a sua estrutura. Para saber como vai funcionar, o paciente pode ligar para a que atende a região que mora e confirmar como estão atuando.
Para tomar a vacina, é necessário levar a caderneta de vacinação. Mais informações pelo telefone (13) 3854-8500, opção 5, ou pelos e-mails vigilanciaepidemiologica_cajati@hotmail.com e vigilanciacajati@hotmail.com.
Períodos para cada grupo receber a vacina contra a gripe
De 23 de março a 15 de abril – somente idosos e trabalhadores da saúde.
De 16 de abril a 8 de maio – professores, pessoal das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais.
Dia 9 de maio – Dia D: vacina para todos os grupos
De 11 a 22 de maio – crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), adultos de 55 a 59 anos, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Esclarecimentos sobre a vacina da Influenza
- Apenas os grupos prioritários e nos períodos estipulados podem tomar a vacina;
- A vacina não ocasiona uma nova gripe: essa é uma vacina de vírus morto, o que pode acontecer é ativar a manifestação de uma gripe já incubada anteriormente à imunização;
- Resfriado não é gripe: os dois são de infecção viral. O resfriado tem sintomas leves e tem duração de dois a quatro dias. Os sintomas da gripe são mais fortes, com febre alta e pode durar mais de 10 dias.
- A vacina não provoca reações graves: até 48 horas após tomar a vacina, é possível ter leves febre e dor no local da aplicação. Sintomas após o terceiro dia, não têm relação com a vacina.
- Alergia ao ovo: a vacina é feita pelos componentes da proteína do ovo, por isso, para quem tem alergia a esse alimento, não é recomendado que tome a vacina.
- Histórico de anafilaxia: caso o paciente tenha apresentado reações alérgicas graves aos componentes da vacina contra a gripe em doses anteriores, é importante fazer uma avaliação médica sobre os riscos de tomar a vacina e se é recomendado a imunização, sob a observação do profissional da saúde.
- Tomar a vacina ajuda a prevenir complicações como pneumonia e internação hospitalar.
- A vacina leva entre uma e duas semanas para fazer efeito e o paciente fica imunizado por 12 meses.
Como evitar a gripe
- Tomar a vacina;
- Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel;
- Evitar ambientes fechados ou com aglomeração;
- Cobrir a boca ao tossir e espirrar na parte interna do braço;
- Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.
Para tomar a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento com foto. Mais informações pelo telefone (13) 3854-8500 – Opção 5.
Contatos das Estratégias da Saúde da Família
- Bico do Pato: (13) 3854-2303
- Parafuso: (13) 3854-3871
- Vila Muniz: (13) 3854-1255
- Inhunguvira: (13) 3854-4644
- Vila Antunes: (13) 3854-2255
- Capitão Brás: (13) 3854-1111
- Vila Andréia: (13) 3854-1013
- Barra do Azeite: (13) 3854-6118
- Jacupiranguinha: (13) 3854-8246
.
.
.
.