Prefeitura instala 30 pontos para a entrega de recicláveis em Cajati
Áreas de maior fluxo de pessoas em todo o município receberão os kits com tambores
A Prefeitura de Cajati iniciou a instalação de conjuntos de tambores para a separação de materiais recicláveis no município. Serão 30 kits, cada um dividido em: papel, plástico, metal e vidro. Todos eles possuem dicas da Cajatrupe, personagens criados pela Prefeitura para incentivar a separação de material reciclável, com informações sobre o que pode ou não ser reciclado. “Estamos implantando essas ações para incentivar a separação dos diversos tipos de materiais e assim diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente. Com a reciclagem, ainda evitamos o aumento de áreas de aterro, preservando também a saúde e gerando economia para o município, que pode ser revertida para outras medidas em prol dos nossos moradores”, afirma o prefeito de Cajati, Vavá Cordeiro.
Os locais para a instalação desses kits, também chamados de Ponto de Entrega Voluntária (PEV), foram baseados em um estudo de mobilidade, tanto em áreas urbanas como nas rurais. A instalação será feita onde há maior fluxo de pessoas. De acordo com o engenheiro ambiental da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Cajati, Marcelo Barbosa, também foi observada a necessidade de atender a demanda de moradores que não conseguiam deixar esses materiais para a coleta feita pelo caminhão da reciclagem. “Nosso objetivo é oferecer aos cajatienses mais opções para a separação dos recicláveis. Com a instalação dos PEVs, damos mais um passo em direção ao desenvolvimento sustentável do nosso município. Contamos com a participação de todos”, convida o engenheiro.
A previsão para o término das instalações é até o final de junho. Os bairros que receberão os PEVs são: Barra do Azeite, Bico do Pato, Capitão Brás, Centro, CDHU, Inhunguvira, Jacupiranguinha, Jardim Ana Maria, Jardim Cardoso de Freitas, Parafuso, Vila Antunes, Vila Costão, Vila Costão, Vila Muniz, Vila Tatu, Vila Vitória.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.