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Gabinete - Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020

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Em Cajati, você tem voz!

O cidadão cajatiense pode participar ativamente da administração pública pela ouvidoria eOuve manifestando opiniões e solicitações referentes ao município


Em Cajati, você tem voz!

Busca alguma informação ou tem alguma sugestão, solicitação, elogio, reclamação ou denúncia para fazer? A Prefeitura de Cajati disponibiliza o sistema de ouvidoria eOuve, um canal que dá voz ao cidadão cajatiense. “A ouvidoria zela pela qualidade dos serviços públicos. Com a participação da população podemos estar ainda mais próximos para acompanhar suas necessidades e o nível de satisfação com os serviços prestados pela administração pública”, considera o chefeda Divisão de Apoio Administrativo e responsável pela ouvidoria da Prefeitura de Cajati, Hotton Lucena. 

A ouvidoria eOuve possibilita que tanto o município como o cidadão acompanhem on-line as etapas e o andamento dos pedidos ou considerações. E, para um melhor controle das demandas, mesmo as manifestações feitas presencialmente são registradas na plataforma digital. Para fazer um manifestação, o cidadão tem disponível as seguintes modalidades no eOuve:

Denúncia – pode ser usada para comunicar alguma irregularidade da administração pública ou prática negligente ou abusiva dos cargos, empregos ou funções. Também podem ser comunicados má conduta ou atos de corrupção que dependam da atuação do órgão de controle interno ou externo para solucioná-lo. 

Elogio – para demonstrar reconhecimento ou satisfação com os serviços ou atendimento da Prefeitura e Departamentos Municipais.

Reclamação – manifestar crítica, desagrado ou protesto sobre serviços prestados, ações ou omissões da administração ou servidores públicos com o objetivo de mostrar a ineficiência ou falha de serviços e atendimento. 

Solicitação – utilizada para pedir informações ou esclarecimentos sobre serviços públicos e tem caráter de orientação ao cidadão.

Sugestão – propor uma ideia ou aprimoramento dos serviços e atendimento. Sugestões são importantes para o aperfeiçoamento de normas, procedimentos e trabalho realizado pela administração pública. 

Segundo Hotton Lucena, a participação da sociedade é fundamental para a gestão municipal. “Com as manifestações feitas pela ouvidoria, temos mais uma ferramenta para melhorar nossos serviços e atendimento. Esse canal é um facilitador para a população se aproximar da administração pública, para ser ouvida e exercer a sua cidadania. É mais um instrumento para garantir os seus direitos”, afirma. 

Como acessar a ouvidoria

Para entrar em contato com a Prefeitura e Departamentos Municipais pela ouvidoria, é necessário entrar no site oficial www.cajati.sp.gov.br. Em seguida, dois caminhos são possíveis: no menu principal, clicar na opção “Cidadão” e depois em “Ouvidoria” ou descer a tela até a seção "Acesso Rápido" e clicar em "Ouvidoria". 

Também há a opção de acessar a ouvidoria diretamente pelo link do sistema e-Ouve: cajati.eouve.com.br ou pelo aplicativo eOuve, disponível na loja virtual Play Store ou Apple Store no aparelho celular ou tablet.

Passo a passo

No eOuve, os serviços são solicitados por Departamento Municipal. No computador, entre na ouvidoria pelo link cajati.eouve.com.bre no aparelho celular ou tablet, acesse o aplicativo eOuve e selecione o município de Cajati. 

Em seguida:

- Clique no Departamento que poderá atender a manifestação;

- Faça um rápido cadastro;

- Selecione o assunto e a categoria: denúncia, elogio, informação, reclamação, solicitação ou sugestão;

- Descreva sua solicitação;

- Acrescente as outras informações que estão na sequência;

- Inclua fotos do local ou situação se tiver;

- Envie o seu pedido. 

No momento do cadastro, o cidadão pode escolher se os dados serão sigilosos.  

 

Também é possível entrar em contato com a ouvidoria pelo telefone (13) 3854-8679, por mensagens instantâneas no aplicativo WhatsApp pelo número (13) 99701-3808 ou presencialmente – o munícipe preenche um formulário e entrega no setor de Protocolo, na Praça do Paço Municipal, 10. 

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