.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 12 de Julho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Testes gratuitos das hepatites B e C encerram nesta sexta (13)

Testes gratuitos das hepatites B e C encerram nesta sexta (13)


Testes gratuitos das hepatites B e C encerram nesta sexta (13)

Sexta-feira, 13 de julho, é o último dia para realizar os testes gratuitos da Campanha Julho Amarelo – as Unidades de Saúde dos bairros Capitão Brás e Barra do Azeite farão os testes até sábado, dia 14. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Sudeste é onde tem mais pessoas contaminadas. A região concentra 35,2% casos de hepatite B e 60,9% casos de hepatite C de todo o Brasil.

O objetivo da Campanha é identificar portadores dos vírus das hepatites B e C para fortalecer o atendimento para o tratamento dessas doenças. A meta da prefeitura de Cajati, pela seção de Vigilância Epidemiológica, é que sejam feitos cerca de 400 exames. O teste não tem contraindicação e o resultado sai em 15 minutos. “Com apenas um pequeno furinho no dedo, já conseguimos identificar se há ou não a presença do vírus”, afirma a chefe da seção de Vigilância Epidemiológica, Graciete Maria Pereira.

Os testes para as hepatites B e C podem ser feitos por qualquer cidadão, gratuitamente nos postos de saúde do município. Os horários de funcionamento são diferenciados e podem ser conferidos em cada unidade.

Mais informações pelo telefone (13) 3854-1960.

Saiba mais sobre as hepatites B e C

Consideradas doenças silenciosas, as hepatites B e C são transmitidas por vírus. Na maioria dos casos, não apresentam sintomas e provocam inflamação no fígado que, se não tratada, pode causar outras doenças. “Elas podem evoluir para cirrose, câncer ou até mesmo levar à morte. Com o diagnóstico precoce, podemos evitar que se torne um problema crônico e que evolua para outras complicações”, observa Graciete Pereira.

A prevenção para evitar a hepatite B é feita com a vacina. Para a hepatite C, é necessário tomar alguns cuidados. “Como a transmissão acontece pelo sangue infectado, é fundamental não compartilhar objetos cortantes e perfurantes, usar preservativos nas relações sexuais, utilizar instrumentos esterilizados para tatuagens e piercings e usar luvas, máscaras e óculos de proteção no caso de profissionais que podem ter contato com sangue ou secreções”, orienta.

352 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura do Município de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.