O que faz a Defesa Civil?

Gabinete - Terça-feira, 03 de Setembro de 2019


O que faz a Defesa Civil?

Alagamentos, enchentes, afogamentos, risco de queda de árvores e incêndios florestais e residenciais são algumas situações que devem ser informadas à Defesa Civil. Além de prestar atendimentos emergenciais, ela também promove ações preventivas, assistenciais e recuperativas e atendimento de socorro. “O nosso trabalho é evitar ou minimizar as consequências de acidentes ou desastres naturais ou tecnológicos, preservar a cultura, a educação, a tradição e o cotidiano dos cidadãos e restabelecer a normalidade social no município”, explica o coordenador da Defesa Civil em Cajati, Alex Ribeiro.

Algumas das ações que a Defesa Civil realiza são campanhas educativas contra o uso do cerol e queimadas e como evitar afogamentos. Presta auxílio com lonas em casos de vendavais ou desbarrancamentos e com materiais de primeira necessidade para casos de emergência ou calamidades. Também faz o trabalho de desobstrução de vias de acesso e presta atendimento de socorro.

A Defesa Civil ainda pode ser chamada em situações de explosões, deslizamentos, destelhamentos, desabamentos, colisões de automóveis em edificações, tombamento ou queda de veículos de transporte com produtos químicos, rupturas ou colapsos de vias públicas, em dutos, galerias ou reservatórios e quando há indício de riscos em estruturas ou espaços naturais como trincas, deformações, fumaça, odores ou ruídos incomuns em imóveis.

A Defesa Civil faz a gestão de riscos de desastres com ações de prevenção, para preparar os moradores e reduzir danos às habitações e ao meio ambiente, e de resposta, para os casos extremos como enchentes, vendavais, frio intenso e secas. “Para que consigamos atingir bons resultados com o nosso trabalho, necessitamos de ampla participação da comunidade para juntos cuidarmos da nossa cidade e dos moradores. Com essa cooperação, teremos mais capacidade de enfrentar e nos recuperar das dificuldades provenientes de algum acidente ou desastre”, considera a agente da Defesa Civil em Cajati, Leonice Gonsalves.

Casos que não são da responsabilidade da Defesa Civil:

- Insalubridade (esgoto, umidade, ratos e outros); 

- Solicitação de obras;

- Serviços como corte de árvores em áreas particulares e troca de postes;

- Reparos usuais;

- Reclamações de lixo e entulhos em locais inadequados;

- Queima de lixo em quintais;

- Risco não emergencial de queda de árvores;

- Fiscalização de obras particulares; 

- Vazamentos comuns de água ou esgoto; 

- Captura ou remoção de animais; 

- Conflitos de vizinhança.

Para chamar a Defesa Civil, basta ligar para o 199 ou (13) 3854-3635 e informar o local da ocorrência.

A ligação pode ser feita em todos os dias da semana em qualquer horário. “Pedimos que esses contatos não sejam utilizados para trote, pois no momento que atendemos um telefonema desse, deixamos de atendem uma situação real e muitas vidas podem depender desse telefonema para conseguir ajuda”, orienta Alex Ribeiro.

Prefeitura Municipal


Cajati