DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

Educação - Quarta-feira, 21 de Março de 2018


DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o dia mundial da água, comemorando todo ano no dia 22 de março, tem por objetivo incentivar a discussão sobre os temas relacionados à água.

O primeira descrição sobre o Brasil, que se sabe, foi a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel, que já indicava a abundância de águas: “As águas são muitas;infinitas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem da águas que tem“.

A mesma observação foi feita por outros viajantes da época e levou à idéia de que a abundância e generosidade da natureza seria eterna e gratuita. O país possui 12% das águas superficiais de todo o planeta. Pode-se dizer que é um privilégio.

Do total de água existente no planeta, 97% estão nos oceanos. Da parcela que sobra, somente 0,6% desta estão disponíveis nos rios, lagos e represas, conforme dados da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Trocando em miúdos, se toda a água do planeta estivesse em uma caixa d´água de mil litros, a água doce disponível nos rios, lagos e represas seria 1,8 mL.

A água tem tal importância que é pauta de discussão dos líderes mundiais, com a estruturação de um Conselho Mundial de Água criado em 1996, reunindo 700 instituições em aproximadamente 70 países. O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema. Neste ano Brasília sedia sua 8ª edição.

Não somente no dia mundial da água que deve-se prestar atenção, mas também nos outros 364 dias, adotando comportamentos que colaborem com a preservação e economia deste recurso vital à existência da vida.

Prefeitura Municipal


Cajati