.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Com objetivo de capacitar usuários do CRAS e famílias em vulnerabilidade social na confecção de transformar óleo de cozinha usado em produto de limpeza.
No dia 21 de maio foi realizada em Cajati a Oficina de Sabão
Ecológico. A ação, que tem recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Secretaria de Cultura de Turismo e de Desenvolvimento Social, reduz o descarte inadequado de gordura e promove sustentabilidade, fortalecimento comunitário e a conscientização ambiental.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), estima-se que o Brasil consome anualmente cerca de 3 bilhões de litros de óleo vegetal, e que a cada 4 litros consumidos, 1 é descartado de forma incorreta. E, apenas 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.
Além do impacto social e ambiental, também vale destacar a qualidade, beleza e rentabilidade da receita apresentada. "Eu me sentir útil, as pessoas estavam realmente interessadas, ouviram, falaram, interagindo e já estavam pensando em por em prática o que aprenderam, é maravilhoso e gratificante contribuir para aumentar a renda mensal das pessoas vendendo sabão, disse a munícipe Laura Mendes de Araújo, que de uma forma leve e descontraída, proporcionou aos participantes um ambiente acolhedor e agradável, com trocas de saberes e partilhas de valiosas dicas sobre lavagem de roupas, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.
A agente cultural e filha de Laura, Luzilaurie Adati, frisou a importância de compartilhar a confecção do sabão entre os vizinhos, coletando o óleo e produzindo em grupo. "Em um mundo onde muitas vezes prevalece a individualidade, a oficina trouxe um olhar sobre a importância de se conectar com as pessoas por meio de uma atividade colaborativa como essa", disse.
.
.
.
.