.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
equipe de SCFV de Cajati, vestida na cor vermelha apresenta a dança circular, interpretada pela música tindolelê
Na última sexta-feira, 25 de julho foi realizado a 3° Caminhada do Idoso, com a temática “Festival de Inverno”, sediada em Jacupiranga, com a participação dos grupos da 3ª idade dos SCFV de Cajati, Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Barra Turvo e o município anfitrião.
Foi um dia de acolhimento, de cultura e confraternização, que mostrou a importância da atividade física para saúde e o bem estar das pessoas idosas, a longevidade, a convivência e união, com apresentações artistas, almoço coletivo e shows de talentos.
Cajati marcou presença com apoio no fornecimento da alimentação e escolheu a dança circular e a canção tindolelê. Essa dança circular tem significado comunitário e cultural, promovendo a união, a cooperação e a celebração entre os participantes, onde as pessoas se reúnem formando um círculo, segurando as mãos, mantendo uma conexão física e simbólica.
A canção escolhida simboliza alegria, celebração e a cultura de algumas comunidades, especialmente em contextos de festas, transmitindo energia positiva e sentimento de união entre as pessoas que a ouvem ou participam de sua dança.
Para combinar com a dança e a música escolhida, a equipe do SFCV estavam com vestimentas na cor vermelha, que é associada a emoções intensas, como paixão, energia, coragem e vitalidade, simbolizando ainda o amor, força e determinação. E quando combinada à dança circular, a cor vermelha transmite uma mensagem poderosa de união, energia e força coletiva. Essa combinação pode enriquecer a experiência, tornando-a mais significativa e carregada de simbolismo emocional.
Cada município também fez apresentações, como danças, poesias, coral, entre outros.
Vale destacar o momento simbólico da passagem do bastão das mãos dos idosos de Eldorado para os de Jacupiranga, e no ano que vem quem recebe o bastão e a missão de manter viva a tradição é o município de Cajati.
O intuito é fazer com que o evento alcance todos os municípios do Vale do Ribeira.
.
.
.
.