.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Etec em Cajati realiza formatura de 16 alunos do curso técnico de Logística; 6 deles já estão inseridos no mercado de trabalho

A classe descentralizada é administrada pelo Centro Paula Souza e viabilizada pela Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cajati


Dos 16 formandos do curso Técnico de Logística, seis deles (37,5%), já estão inseridos no mercado de trabalho. 

A Solenidade de Formatura do curso Técnico em Logística com habilitação profissional de nível médio, aconteceu no dia 22 de dezembro, no auditório da Secretaria de Educação de Cajati. Dos 16 alunos concluintes, seis deles (37,5%), já estão inseridos no mercado de trabalho. 

"O ponto  forte do curso técnico de Logística é a fácil empregabilidade e a procura por profissionais habilitados na área", disse o diretor Alex Sanders Moreira.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Jackson Pereira dos Santos, do diretor da ETEC de Registro Prof. Alex Sanders Moreira Rosa, do coordenador da CD e professor Carlos Alberto Soares de Lima, dos professores Paulo Domingues da Silva e Ângelo Ítalo Balloco e do Orientador Educacional Prof. Jean Carlo Wolf Formes, do diretor de apoio administrativo e financeiro, Rodrigo Ribeiro de Andrade, do cerimonialista Edimar Moura, familiares e amigos dos formandos.

O convênio entre a Prefeitura de Cajati e o Centro Paula Souza foi firmado em 2009, e desde então tem atendido todas as demandas locais, já formando Técnicos em Administração, Técnicos em Instrumentação Industrial e Técnicos em Logística. A Prefeitura de Cajati, oferece o apoio necessário para que o curso aconteça com excelência, como o espaço disponível da Escola Municipal Maria da Conceição Rodrigues de Alcântara, onde a CD está instalada, alimentação de qualidade e a adequada infraestrutura física e do laboratório de informática, necessário para as aulas práticas de tecnologia, tais como pesquisas, estudos online e a elaboração do TCC, um grande diferencial do currículo profissional dos cursos técnicos do CPS. 

A Prefeitura, ainda viabiliza o transporte dos alunos para estudos e visitações técnicas em empresas da área do curso da região e de outras cidades do Estado de São Paulo e Paraná. Durante o curso de Logística, por exemplo, estes alunos tiveram a oportunidade de visitar o porto de Paranaguá (que é o maior terminal de líquidos a granéis do Brasil), conheceram a logística da Fórmula 1, reconhecendo a organização, a interdisciplinaridade e as relações conceituais dentre o curso de Logística e um evento esportivo, conheceram a logística do abastecimento de medicamentos e equipamentos médicos do Hospital  Albert Einstein, em São Paulo e também  a robótica e logística da empresa DHL Global Forwarding.

O curso Técnico em Logística teve duração de 18 meses.

Em 2024, atendendo a demanda de interesse e as necessidades locais, a administração municipal solicitou uma nova turma do curso Técnico em Administração, com 40 vagas. Para concorrer a uma vaga nos cursos das ETEC’s é necessário participar de um processo de vestibular, sendo que a turma que está ingressando em 2024, realizou a prova em dezembro do ano passado. As aulas terão início no próximo dia 7 de fevereiro, e a conclusão está prevista para julho de 2025. 

As ETEC’s são administradas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e viabilizada pela Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cajati.

Saiba mais- Segundo dados da Education at a Glance 2021/OCDE, no Brasil, apenas 9% dos alunos do ensino médio buscam a formação técnica, enquanto que na União Europeia, esse percentual é de 43%; no Chile, 29%; e, Colômbia, 24%, revelando a importância que outros países dão ao ensino técnico, voltado inteiramente para o mercado de trabalho. No Brasil, essa qualificação oferece mais chance de emprego formal e oportunidade de evoluir de carreira, comparado a pessoas que têm apenas o Ensino Médio regular. 
 

414 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.