Saúde - Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023

Encontro de matriciamento do Projeto 'Respira Vale aconteceu em Cajati no dia 25 de outubro

A Secretaria de Saúde  recebeu a médica pneumologista Dra. Maria Inês, que veio para Cajati  apresentar o Projeto "Respira Vale", durante o encontro de matriciamento que aconteceu no dia 25 de outubro, no auditório do Tiro de Guerra.  O encontro de matriciamento, ou apoio matricial foi realizado em colaboração com o Núcleo de Humanização e Articulação da Atenção Básica do DRSXII, liderado pela articuladora Isa Alonso.

A pneumologista apresentou aos profissionais da saúde a proposta de atendimento aos pacientes com Asma e DPOC através de fluxogramas, tais como avaliação e classificação de risco, Busca Ativa, exemplificação de resultados de laudos e exames laboratoriais e opções de roteiros de consultas médicas, e ressaltou a importância das ações de prevenção à população, assim como o acompanhamento e monitoramento adequado desses pacientes.

O matriciamento é uma metodologia de gestão do cuidado que consiste em uma rede de apoio técnico especializada que oferece suporte às equipes de saúde da atenção básica, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e a resolutividade dos casos. O projeto inclui  um plano de cuidados individualizado para cada paciente, levando em consideração suas necessidades e possibilidades. E  representa um novo modelo de prestação de cuidados de saúde, no qual duas ou mais equipes colaboram para criar uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica compartilhada.

Saiba Mais: O projeto Respira Vale Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Asma no Vale do Ribeira tem como objetivo estudar as doenças respiratórias crônicas, como a DPOC e a asma, na região do Vale do Ribeira. O projeto busca entender a prevalência dessas doenças na região e identificar fatores de risco associados a elas. Além disso, o projeto visa desenvolver ações de prevenção e tratamento dessas doenças, como a assistência domiciliar e a reabilitação pulmonar. A pesquisa realizada pelo projeto incluiu uma revisão sistemática com o objetivo de comparar os efeitos da assistência domiciliar com a assistência hospitalar para pessoas com doenças respiratórias crônicas.

A DPOC é uma doença pulmonar que leva a uma diminuição persistente da taxa de fluxo de ar dos pulmões quando a pessoa expira (exala), um quadro clínico conhecido como obstrução crônica do fluxo aéreo. A DPOC inclui o diagnóstico de bronquite obstrutiva crônica e enfisema.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que causa episódios recorrentes de falta de ar, chiado no peito, aperto no peito e tosse.