.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Cultura - Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Sábado tem Circuito Sesc de Artes em Cajati

O município receberá atrações culturais gratuitas na Praça da Bíblia, das 16h às 22h


O Circuito Sesc de Artes estará em Cajati neste sábado, dia 21 de outubro, com muita arte e cultura para todos os públicos. A programação gratuita começa às 16h e segue até as 20h, na Praça da Bíblia.

Realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Cajati, o Circuito Sesc de Artes traz atividades diversas como espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, envolvendo as áreas de música, teatro, circo, literatura e abrangendo todas as idades e interesses. 
Este ano, o projeto itinerante do Sesc SP percorre 123 cidades do estado de São Paulo, entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro.

No Vale do Ribeira, além de Cajati, o Circuito Sesc de Artes contempla também as cidades de Miracatu, Itariri, Iguape, Juquiá, Ilha Comprida, Pedro de Toledo, Barra do Turvo e Eldorado, com dois roteiros diferentes.  

Programação em Cajati

A música marca presença no roteiro que passa em Cajati. A cantora e compositora Marina Peralta mostra versões de sucessos como “Agradece”, “Ela encanta” e “Mama respect”, presentes no repertório do álbum Rewind, em comemoração aos seus dez anos de carreira. Na releitura de suas músicas voltadas para bailes e pistas de dança, a artista do Mato Grosso do Sul une timbres digitais e graves marcantes aos tambores nyabinghi característicos do reggae, estilo que a tornou conhecida.

Outra atração musical é com a DJ Nanne Bonny, pesquisadora de samba e manifestações populares brasileiras. A DJ e produtora cultural de Santos participa de movimento de incentivo ao protagonismo feminino na Baixada Santista e também coordenou o resgate do projeto “Memórias do Samba Santista”, além de ter participado de eventos como o Santos Jazz Festival.

Na apresentação de Brincadeiras de Mateus, os pesquisadores das comicidades negras Cibele Mateus e Fagner Saraiva interagem com o público em uma intervenção cênica que transforma o espetáculo em um balaio de alegria, festa e poesia. Cômico e irreverente, Mateus é uma figura da cultura afrodiaspórica que aparece em diversas brincadeiras brasileiras, como bois, mamulengos e reisados. Em reverência à ancestralidade africana, pinta seu rosto de preto e anda pelo mundo levando canções, versos e receitas da sabedoria popular em seus embornais.

O espetáculo Coisas de Saci, da Cia. Tempo de Brincar, também traz à cena a cultura popular brasileira. Para contar a história de um menino que brinca com um saci-pererê e se perde na mata, enfrentando o medo da noite e da solidão, os artistas Elaine Buzato e Valter Silva, de Sorocaba, apresentam canções originais e cantigas de roda executadas ao vivo em ritmos brasileiros como coco, ciranda, toada, jongo e catira.

Da descoberta da câmara escura às máquinas de projetar filmes, a vivência Cine Película conduz os participantes pela história dos aparelhos que levaram ao surgimento do cinema. O público é convidado a manipular brinquedos ópticos como o taumatrópio, o flipbook e o zootrópio, invenções do século XIX que permitiam obter efeitos de imagens em movimento. A última parada apresenta as câmeras e películas cinematográficas, além de um projetor elétrico em funcionamento.

Com diferentes tipos de papéis, barbantes e material para colorir, os participantes da oficina Boogie Ilustra, do Projeto do Presente, aprendem a confeccionar seus próprios personagens articulados ao mesmo tempo em que recebem noções sobre movimentos e animações em stop motion. Depois dos bonecos prontos, é criado um fundo ou cenário.

A Cia. Circo de Trapo propõe na atividade Pescaria de Livros, uma mediação de leitura a partir da pergunta: “E se, em lugar de peixes, a pescaria rendesse livros?” Para isso, um rio feito de tecidos reúne diversos títulos adaptados, prontos para serem fisgados pelas crianças como na tradicional brincadeira das quermesses. Ao provocar a curiosidade dos participantes por meio da diversão, a atividade constrói vínculos afetivos com os livros – e cada volume pescado é lido pelo grupo.

Sobre o Circuito Sesc de Artes

Estar em ruas, praças e parques e surpreender a rotina das pessoas de todas as idades e gostos é a vocação do Circuito Sesc de Artes, realizado pelo Sesc São Paulo desde 2008, em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo.

Em 2023, são mais de 400 artistas apresentando mais de 700 ações gratuitas nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, literatura, dança, música e teatro. Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostra um olhar atento para a diversidade e a representatividade.

Ao concentrar todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, o Circuito Sesc de Artes convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas.

“É na confluência de ruas e sentidos, largos e praças, unindo expressões artísticas e públicos diversos, que ocorre o Circuito Sesc de Artes. Com tais iniciativas, que oferecem tanto experimentações socioculturais quanto vivências coletivas, o Sesc reitera sua atuação na difusão de conhecimentos, contribuindo assim para a ampliação de repertórios de seus públicos. E ao estimular a convivência com a diversidade de pessoas e ambientes, entendendo-a como elemento central de sociabilização, a instituição espera ainda reforçar as conexões democráticas que sustentam o tecido social”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Programação completa em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Serviço
Circuito Sesc de Artes 2023 – Vale do Ribeira
Em Cajati: sábado, dia 21 de outubro
Horário: 16h às 20h.
Local: Praça da Bíblia - Avenida Fernando Costa, s/n.
* Em caso de chuva o evento será transferido para o Centro de Eventos Bico do Pato-Talvani Bernardo (Rua Aracajú, 16-38 - Bairro Bico do Pato)

 

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

703 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.