Educação - Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023

Encontro de Encerramento do Curso "Alavancas para a Educação Inclusiva"

Cajati se destacou como sendo o único município escolhido do Estado de São Paulo para participar do projeto do Instituto Rodrigo Mendes

Encontro de Encerramento do Curso

Cajati se destacou como exemplo na educação inclusiva, sendo o único município escolhido do Estado de São Paulo para participar do projeto “Alavancas para a Educação Inclusiva”, do Instituto Rodrigo Mendes (IRM). As coordenadoras técnicas pedagógicas e responsáveis pelo projeto no Município, são a interlocutora e secretária de Cultura e Turismo, Oldair Gomes de Oliveira (Deka) e a facilitadora Juliana de Amaro.

Na última terça-feira, 12 de setembro, ocorreu o encontro de encerramento do curso de formação para educadores, gestores escolares e técnicos da Secretaria de Educação, que implementaram projetos  de ações inclusivas nas escolas.

A cerimônia de abertura teve a participação da Banda Municipal de Cajati- BAMUC, que realizou uma apresentação instrumental dos Hinos Nacional Brasileiro e de Cajati.
Gestores, professores e técnicos da secretaria apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares, que foram desde atividades em grupo com os alunos, pais e servidores, à conversas sobre o preconceito existente com as pessoas deficientes, além de comentarem suas experiências vividas durante o projeto, e como isso mudou a forma como os profissionais lidam com a inclusão nas escolas.

Após o evento, as representantes do IRM realizaram visitas nas escolas municipais Mário Tadeu de Souza, EMEI Reino Encantado, Shirlei Bueno de Paula e Francisco José de Lima Júnior, com o objetivo de conhecer de perto os projetos pedagógicos que foram desenvolvidos com os estudantes.

O Alavancas para Educação Inclusiva de Qualidade (IRM), é um projeto gratuito, que tem o objetivo de influenciar as políticas de formação em educação inclusiva, visando a melhoria de sua qualidade. Em 2024, está prevista a formação técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas de formação em educação inclusiva. Vale acrescentar que a parceria entre o IRM e Cajati segue até 2025.

Estiveram presentes no evento as representantes do IRM, Andrea Gonçalves e Kátia Cibas, o prefeito Luiz Koga, a secretária da educação, Maria Cláudia Brondani Rabelo e os vereadores municipais, que falaram sobre a importância do projeto para a qualificação dos profissionais da educação, assim como para a melhoria do ensino que é destinado para as crianças.

A Prefeitura de Cajati parabeniza os servidores pela realização e desenvolvimento dos projetos.

Mais sobre os projetos das escolas: https://tinyurl.com/24pnnwau

ÁLBUM COMPLETO DO EVENTO: https://tinyurl.com/257ujxj9