Educação - Sexta-feira, 17 de Março de 2023

FORMAÇÃO CONTÍNUA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROMOVIDA PELA SABESP CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO 205 PROFESSORES DO MUNICÍPIO

"A formação contínua em educação ambiental possibilita a introdução de uma agenda que permite o alcance da melhora na qualidade do ensino, e o fomento para criação de um currículo base com características do território", disse Rafael Guimarães.

A primeira aula inaugural do curso de Formação Contínua em Educação Ambiental, promovido pela Sanesp aconteceu nesta quarta-feira, (15/3), no Departamento de Educação e Cultura, para os 205 professores da Rede Municipal de Ensino, com o tema "Fundamento da Educação Ambiental, com ênfase no Vale do Ribeira e no Território Municipal". Além da aula foram entregues as camisetas ecológicas, feitas à partir de garrafas pets recicladas, para cada professor participante.

O curso foi ministrado pelo coordenador de projetos, Rafael Guimarães, o doutorado em Botânica, com especialização em educação ambiental e meio ambiente e professor da Unesp, João Vicente, com objetivo de realizar as ações de educação ambiental e mobilização social, com enfoque no saneamento ambiental e o uso adequado do sistema de saneamento coletivo e individual, qualidade de vida e dos recursos hídricos em parceria com a Prefeitura de Cajati.

"A formação contínua em educação ambiental com os professores da rede municipal de ensino de Cajati, possibilita a introdução de uma agenda que permite o alcance da melhora na qualidade do ensino, e o fomento para criação de um currículo base com características do território", disse Rafael Guimarães.

As aulas permitem uma imersão nas temáticas ambientais de forma lúdica e participativa, pois além da formação de outras ações como a criação de material didático e ações de mobilização com os alunos aconteceram paralelamente, durante 2 anos de desenvolvimento do Projeto Socioambiental. “Um dos aspectos importantes dessa formação continuada é colaborar para que os professores sejam atualizados, renovados e tragam esses conceitos para a realidade do município, e levam um pouco dessas informações sobre o Vale do Ribeira, pra ser utilizado dentro das escolas, e temos trabalhado o conceito de pertencimento, se a pessoa não tem orgulho de onde mora ela não vai querer cuidar e ficar nesse lugar, por isso que quando conhecemos a região que moramos, nós valorizamos e colaborarmos para manter e melhorar a nossa região", afirma João Vicente.

Veja o álbum completo: https://www.cajati.sp.gov.br/album-de-fotos/foto/120/aula-inaugural-da-formacao-continua-em-educacao-ambiental-/