Cajati, sexta-feira, 09 de dezembro de 2022 Telefone (13) 3854-8700

Educação - Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022

IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abordou os Direitos Humanos em Tempos de Pandemia pela Covid-19

Durante o evento aconteceu a eleição dos delegados e a apresentação das propostas para aprovação em plenária.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA de Cajati realizou na última sexta-feira (18/11), a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, no auditório do Departamento de Educação e Cultura.

Os palestrantes foram o enfermeiro e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Dom Quixote-CAPS, Selmo Ribeiro e a Mestre em Educação da Escola Vitorio Zanon, Andreia Aparecida de Oliveira fizeram uma reflexão e avaliação dos reflexos da pandemia contra a Covid-19, na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias.

A Conferência permite identificar as carências do Município e assim conseguir deliberar no Estado ou Federação, as verbas para atender  estas  necessidades. Todas as propostas seguirão para representação na Grande Conferência Estadual em 2023.

A última conferência aconteceu em 2018 e, desde então, muitos fatos ocorreram, como a pandemia, e trouxeram impactos negativos, especialmente à educação e saúde mental e aumento da violência no âmbito familiar.

O cerimonial foi realizado pela colegiada Rosemeire Lopes Coelho, com apresentação da mesa de autoridades, e a diretora do Departamento do Desenvolvimento de Assistência Social, Karine Harzer de Almeida agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância da conferência para o Município.

O evento contou com a participação dos alunos da escolas estaduais e parceria dos conselheiros do CMDCA, os representantes do Departamento de de Desenvolvimento e Assistência Social, como a coordenadora do CRAS Sueli Cruz dos Santos e a assistente social Viviam Costa Cruz, e os representantes do Departamento de Educação e Cultura, a professora da Educação Básica II, Andréia Aparecida de Oliveira, a representante do Departamento de Finanças, Amanda Cristina Silva Novaes, as representantes do Abrigo Jesus Esperança e Vida, Izaléia Maria de Moraes Batista e Marli Aparecida de Oliveira Franco, a representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, Geziele de Matos Lima,  a representante do Lar Espírita Nossa Senhora de Nazaré, Rosimeire Lopes Coelho e a Companhia Mineira de Construções e Pavimentação – CIMCOP S/A – Engenharia e Construções.

Versão do sistema: 2.0.0 - 09/12/2022

Portal atualizado em: 09/12/2022 11:01:23