Cajati, quinta-feira, 06 de outubro de 2022 Telefone (13) 3854-8700

Possibilidade de Chuva
Instável

Saúde - Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022

Profissionais da Saúde participam de capacitação Juntos Pelos Raros em formato híbrido

Cerca de 118 funcionários de Cajati se atualizaram para melhor atender os cajatienses diagnosticados com as doenças raras genéticas

Cerca de 118 funcionários do Departamento de Saúde de Cajati distribuídos por agentes comunitários, agentes de endemias, enfermeiros, médicos que trabalham nas Unidades de Estratégias da Família (ESF), pediatras, ginecologistas, assistentes sociais e psicólogos participaram de uma capacitação em formato híbrido intitulada “Juntos pelos Raros”, realizada pelos representantes da empresa farmacêutica japonesa Takeda, Mariana Vidal e Cesar Caixetar.

A capacitação em formato híbrido foi intermediada pela enfermeira Cristiane e as equipes da área da saúde se atualizaram para atender melhor os cajatienses diagnosticados com a doença mucopolissacaridose tipo II. Em Cajati existem 2 crianças suspeitas que passarão por testes e caso sejam diagnosticadas, os profissionais de Cajati já estarão capacitados para atendê-las. "Todos aprendemos sobre o diagnóstico desta doença que na verdade é rara, mas tem uma incidência importante aqui em nosso Estado", disse a enfermeira do Núcleo de Gestão e Trabalho e Educação Permanente Francis Rita Beltrame.

O Juntos Pelos Raros tem o objetivo de levar informações à população sobre as doenças raras de origem genéticas e não genéticas assim como abordar os desafios dos pacientes que convivem com elas.

A ação visa contribuir com a jornada de um público estimado de 13 milhões de pessoas que convivem com uma doença rara no Brasil, e que podem levar, em média, sete anos para conseguir o diagnóstico correto.

Portal atualizado em: 05/10/2022 23:49:54