Saúde - Quarta-feira, 13 de Abril de 2022

Vigilância Sanitária orienta consumidores sobre peixes e outros pescados na feira desta quarta-feira, 13 de março

Os consumidores foram orientados sobre os cuidados que devem ser adotados e os pontos a serem observados na hora de comprar um peixe fresco

Durante a Semana Santa é comum aumentar a procura e o consumo de peixes e outros pescados. E por conta disso, a equipe da Vigilância Sanitária de Cajati esteve nesta quarta-feira, dia 13 de março na feira municipal para realizar a fiscalização e também orientar os consumidores e comerciantes.

"Intensificamos as fiscalizações nos estabelecimentos, em ambulantes e feiras municipais para garantir que os produtos oferecidos para os cajatinses sejam de procedências conhecidas e seguros para o consumo", disse o chefe da Seção de Vigilância Sanitária de Cajati, Gustavo Brasílio Muniz, e o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde,  Thiago José Pedroso, complementou: “São detalhes que precisam ser observados e que fazem toda diferença na hora de escolher e comprar o pescado para o consumo”, explicou.

A equipe da Vigilância Sanitária orientou a população sobre os cuidados que devem ser adotados e os pontos que devem ser observados na hora de comprar um peixe fresco. Veja:

1- O pescado fresco deve estar com os olhos brilhantes e salientes, as escamas e a carne firme. A cor da pele deve ser viva, homogênea e com alguns reflexos. Se estiver cinza ou esbranquiçada, é mau sinal. As brânquias — também conhecidas como guelras — devem estar avermelhadas.

2-Quem for adquirir crustáceos congelados, precisa observar se a embalagem está íntegra e sem violação. A rotulagem deve atender às normas sanitárias contendo a data de validade, composição nutricional e especificação do produto. É necessário observar também se o produto está congelado, pois não deve apresentar descongelamento, ou seja, não pode conter partes amolecidas.

Durante a fiscalização os comerciantes de pescados foram orientados sobre a importância do cadastro e a regularização na Vigilância Sanitária Municipal, para que ocorra um melhor monitoramento do serviço oferecido e o controle de qualidade e boas práticas na manipulação e oferecendo segurança aos munícipes consumidores.