Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 07 de Abril de 2022

Prefeito Koga participa de reunião sobre geração de emprego e inclusão social em seu gabinete

O administrador municipal se reuniu com o diretor Regional de Trabalho e coordenador do PEI para tratar de assuntos como o Posto PAT, PEI, Time do Emprego e Inclusão Profissional

O prefeito Luiz Koga está focado no progresso e desenvolvimento profissional dos munícipes de Cajati. E nesta quinta-feira, dia 7 de abril o administrador municipal recebeu em seu gabinete o diretor Regional de Trabalho e Empreendedorismo, Ananias Celestino e o coordenador do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), Samir Saleh para tratar de assuntos referentes a parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Sistema Nacional de Emprego (SINE), o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) e o programa Time do Emprego. Participaram também do encontro a chefe da Divisão do Desenvolvimento Sustentável, Kathleen Chaves, o vereador Waltinho Romualdo.

Ananias Celestino apresentou durante a reunião o sistema do SINE e explicou como a população pode ter acesso ao cadastro de emprego, ao seguro desemprego e também como as empresas utilizam o SINE para disponibilizar as vagas. Já coordenador Samir Saleh falou sobre a importância do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) e o Programa de Inclusão Profissional, que são ferramentas de inserção para pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. "Temos feito a busca ativa das pessoas com deficiência, e começamos a assistir cada caso a fim de fazer uma análise de perfil e identificação de potencialidades, para dar direcionamento aos cursos de capacitação profissional quando necessário, e desta forma, construir um perfil profissional para poder indicar para as empresas", disse o coordenador Samir.

O PEI através do Programa Vale do Futuro, representa o Vale do Ribeira, a Secretaria da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo na questão da inclusão profissional através do Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo).

O trabalho do PEI para as empresas é totalmente gratuito e tem o intuito direto de fazer a articulação entre o candidato e o empregador e ainda fornecer o direito da igualdade de oportunidades. O Polo ainda conta com a metodologia do emprego apoiado, visando a longevidade com foco no candidato e na empresa, na questão do acompanhamento quando a mesma não tem o setor de diversidades.  Algumas parcerias já tem enriquecido o programa com cursos de aperfeiçoamento profissional, acompanhamentos na área de psicologia, fisioterapia, nutrição, terapias ocupacionais, fortalecimento muscular funcional, programa de bolsistas para cursos de nível superior, atualização de laudos para o trabalho, busca de isenção nas passagens municipais, entre outros. "Com tudo isso, foi montado um banco de dados para fazer encaminhamentos para as empresas no momento em que as mesmas necessitam cumprir suas cotas ou se sensibilizam da importância de contratar uma pessoa com deficiência e assim contribuir positivamente para um futuro melhor, trazendo uma nova perspectiva de vida para a pessoa com deficiência", disse Samir.

Além de geração de emprego e oportunidade inclusiva, o diretor Regional de Trabalho, Ananias Celestino apresentou o Programa Time do Emprego, que tem o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. E durante 12 encontros, com de três horas de duração cada um, os participantes formam um grupo(time) de 20 a 30 pessoas para troca de experiências e procuram em conjunta por emprego ou ocupação, recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, são incentivados a conhecer a si mesmos, suas habilidades e competências, e a estabelecer metas de trabalho e de vida  para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado.

O público-alvo do programa são os trabalhadores que estão inseridos no Sistema Público de Emprego e Renda, desempregados há mais de 3 meses,  incluindo os trabalhadores que são beneficiários do seguro-desemprego, ou jovens que estão em busca do primeiro emprego, desde que sejam maiores de 16 anos.

Mais informações sobre o PEI: samir.saleh@ijc.org.br- (13) 98181-0422.