.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Desenvolvimento de Assistência Social - Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa Criança Feliz realiza palestra sobre maternidade em Cajati

As mamães receberam orientações sobre os cuidados com a saúde durante o período gestacional


O Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Cajati, através do Programa Criança Feliz (PCF) realizou em parceria com o Departamento de Saúde uma palestra sobre os cuidados na maternidade para as gestantes que são acompanhadas pelo PCF.

A palestra foi ministrada na última sexta-feira, 4 de fevereiro pelo enfermeiro do Pronto Atendimento, Selmo Ribeiro que apresentou orientações importantes sobre a maternidade e principalmente sobre os cuidados com a saúde durante a gravidez. “O período da gestação é especial e muito sonhado na vida da maioria das mulheres, mas exige cuidados. É importante que a gestante tenha uma alimentação saudável, hidrate o corpo, atualize o esquema vacinal, pratique atividades físicas com orientação profissional, mantenha o repouso adequado e evite o consumo de álcool, tabagismo e drogas”, ressalta o enfermeiro.

O profissional de saúde orientou que as gestantes devem seguir corretamente as consultas do pré-natal. “É muito importante prevenir e diagnosticar precocemente as doenças e outro problema que pode aparecer e se agravar durante a gestação”, afirma Selmo. 

Informações sobre a saúde da gestante e a importância da interação da mãe com o bebê também foram explanados na palestra. “A interação entre a mãe e o bebê que se inicia durante a gestação é de extrema importância para o desenvolvimento e o fortalecimento de vínculos entre eles, pois mesmo dentro do útero, o bebê recebe e percebe as interações do mundo externo.  E esta interação pode ocorrer por meio do toque na barriga, da conversa com o bebê ou até mesmo cantar para ele”, disse a supervisora do PCF, Claudia Aparecida da Silva Souza

Após a palestra, as gestantes presentes tiveram a oportunidade de eternizar por meio de um ensaio fotográfico, esse momento único que elas estão vivendo que é a gestação de um filho. 

 

*Saiba mais:* O Programa Criança Feliz atende 150 famílias cadastradas no CadÚnico de Cajati. O PCF acompanha por meio de visitas domiciliares gestantes, crianças de 0 a 3 anos e também as com idade de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). E durante as visitas domiciliares as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento com perspectivas de prevenção, de proteção e também dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares, comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

A equipe do Programa Criança Feliz é composta pela supervisora do PCF, Claudia Aparecida da Silva Souza e pelas visitadoras Andreia Pereira da Silva, Camila Caetano Cunha,  Fernanda Cavalcanti Franco de Andrade, Joice dos Reis Galvan, Gislene Carneiro Alves.

O PCF, o Departamento de Assistência Social e a Prefeitura de Cajati agradecem a maquiadora Kelly Passos por destacar a beleza das lindas grávidas que foram clicadas e também estendem os agradecimentos para o proprietário da Chácara Dois Irmãos que cedeu o espaço para a realização do ensaio fotográfico das gestantes acompanhados pelo Programa Criança Feliz

Quem quiser conhecer mais o PCF, é só entrar em contato pelos telefones: 

(13) 3854-4758 Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social

(13) 3854-4722 CRAS Central

(13) 3854-3565 CRAS Vila Antunes

Saiba mais sobre o Programa Criança Feliz (PCF): https://tinyurl.com/p9k9f5vk

Veja  o álbum completo da ensaio fotográfico: https://tinyurl.com/49d4n33t

 

912 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.