Cultura - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

Bibliotecas de ruas gratuitas são instaladas em Cajati

Casinhas de madeiras implantadas em pontos públicos incentivam a democratização da leitura no município

Bibliotecas de ruas gratuitas são instaladas em Cajati

O Projeto Livros no caminho com a instalação de uma Biblioteca Gratuita de rua em espaços públicos de Cajati tem o intuito de democratizar a leitura.

A biblioteca em formato de casinhas de madeiras estão sendo instaladas em locais de fácil acesso à população, contendo livros que podem ser colocados, trocados e emprestados e, após a leitura, devolvidos.

O Livros no Caminho eleva a autoestima, o desenvolvimento e os laços da comunidade, com inclusão social e incentivo à leitura e acesso à informação, fortalecendo a cultura com um custo benefício em relação a uma biblioteca padrão, além de estimular o senso de responsabilidade dos moradores do bairro em relação a estruturas públicas, o compartilhamento e a gestão do conhecimento.

A iniciativa da implantação no projeto em Cajati foi da empreendedora digital, Telma dos Santos Lima com ajuda da Bárbara do Prado Ramos, que surgiu durante uma viagem que Telma fez para a Alemanha, onde ela conheceu uma Biblioteca de Rua.  “A gente não fica relendo os livros, então falei com a vizinha Bárbara e resolvemos colocar a ideia em prática em Cajati. E graças à Bárbara e a sua família, que foi muito importante tanto na execução do projeto, como nos contatos para conseguirmos inserir uma casinha de livros em cada bairro, como também o apoio da cultura do município pra nos ajudar”, disse a empreendedora digital.

A primeira biblioteca pública de rua instalada há 4 meses já circularam por ela mais de 200 livros. Inaugurada no dia 8 de maio deste ano na avenida Fernando Costa, Nº 1796, no bairro Parafuso, a biblioteca desperta a atenção e o interesse da população em conhecer o projeto que ainda aproveita para pegar um livro emprestado. “Os moradores do bairro têm muito cuidado com a biblioteca, sempre elogiam a iniciativa e auxiliam na organização e doação de novos livros”, disse a coordenadora de projetos do Viver Bem, Bárbara do Prado Ramos.

Atualmente foram instaladas duas bibliotecas com recursos próprios das idealizadoras, a primeira no bairro Parafuso e a segunda no Centro do município. Mas o objetivo é instalar uma biblioteca em cada bairro do município, e tendo cada casinha de madeira um guardião, que será o responsável pelo monitoramento de entrada e saída dos livros e as condições gerais da biblioteca de rua.

“A ideia é facilitar o acesso aos livros e à leitura da população em geral. Acreditamos que o conhecimento liberta e abre novas possibilidades. Vamos colocar uma Biblioteca de Rua em cada bairro de Cajati e em outras cidades. É sonhar e realizar", enfatizou Telma dos Santos Lima.

Mais informações- A biblioteca de rua mede 60cm de altura x 60cm de largura, confeccionada com tábua plaina de madeira pinus de 30ml, com o fundo de 60cm, confeccionada com tábua plaina de madeira cambara de 30ml, a porta de 60cm com centro vazado e a proteção de chuva feita com acetado de 50cmx50cm, o telhado com estrutura em madeira e telha em cerâmica envernizada, o suporte para fixar na parede e a placa de identificação em PVC de 30cm de largura x 15cm de altura.

A meta é instalar uma biblioteca nos bairros Areia Preta, Barra do Azeite, Barro Branco, Bico do Pato, Braço Feio, Capelinha, Capitão Braz, Cachoeirinha, *Centro, Centro II, Inhuguvira, Jacupiranguinha, Jardim Ana Maria, Jardim Maria Vicente, Jardim Hold, Jardim Muniz, Jardim Novo Cajati, Jardim São José, Jardim Santa Rita, Manoel Gomes, Pouso Alto, Vila Andréia, Vila Antunes, Vila Costão, Vila Industrial, Vila Tatu, Vila Vitória.

Conheça mais sobre o projeto Livros no Caminho através do Instagram @livrosnocaminho.cajati