.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Desenvolvimento de Assistência Social - Terça-feira, 31 de Agosto de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cajati comemorou o mês da primeira infância com ações de conscientização e ensaio fotográfico

A programação foi realizada pelo Programa Criança Feliz do Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social do município


Cajati comemorou o mês da primeira infância com ações de conscientização e ensaio fotográfico

Agosto é o mês da Primeira da Infância e o Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Cajati realizou uma programação especial através do “Criança Feliz”, programa que acompanha por meio de visitas domiciliares gestantes, crianças de 0 a 3 anos e também as crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).  E na última quarta-feira, dia 25 de agosto foram realizadas duas atividades que merecem destaque: A Ação de Conscientização quanto a importância de se estimular no período da primeira infância (da gestação até os 6 anos) e o primeiro ensaio fotográfico com as gestantes que também são acompanhadas pelo programa Criança Feliz. 

  A população que passava pela avenida Fernando Costa, no Centro de Cajati, pode receber informações e panfletos sobre o Programa Criança Feliz e, para a criançada foram distribuídos pirulitos. E no período da tarde foi realizado o primeiro ensaio fotográfico com as gestantes que participaram também de uma palestra ministrada pelo enfermeiro do Pronto Atendimento Selmo Ribeiro, que compartilhou informações pertinentes quanto aos sinais de alerta na gestação, sobre a amamentação e a prevenção do câncer de mama. 

“Realizamos a entrega de panfletos com informações sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e ainda para o fortalecimento de vínculos familiares. Quanto ao ensaio fotográfico realizado com as gestantes acompanhas no PCF, foi uma imensa satisfação poder fazer parte desse momento tão especial na vida de cada uma delas”, disse a supervisora do Programa Criança Feliz, Claudia Aparecida da Silva Souza, que finaliza: “Criança é prioridade em Cajati”.

A campanha Mês da Primeira Infância foi uma iniciativa do Ministério da Cidadania, realizada por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), com o objetivo de promover e dar visibilidade à pauta da primeira infância no Brasil durante o mês de agosto. 

Saiba mais: O Programa Criança Feliz atualmente atende 170 famílias em Cajati que são cadastradas no CadÚnico do Município. E durante as visitas domiciliares as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento com perspectivas de prevenção, de proteção e também dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil.  

E o Programa Criança Feliz tem tido êxito no município, pois já chegou a atingir 94% das metas do programa Criança Feliz, que atende a primeira infância, no Sistema Único de Assistência Social (Suas), e ficou entre os 222 municípios brasileiros que alcançaram mais de 90% do estabelecido. Eram 2.678 municípios participantes e menos de 10% alcançaram o esperado. O anúncio foi feito em novembro de 2018 pelo então consultor do Ministério do Desenvolvimento Social, Rodrigo Lachi, que esteve em Cajati para acompanhar e verificar o cumprimento do programa.

As ações do mês da Primeira Infância foram realizadas pelo Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social e contou com as parcerias de empresas locais, como o Boticário CP Laura, Tati Braga Artes e Infinita Publicidade.

Quem quiser conhecer mais o PCF, é só entrar em contato pelos telefones:

(13) 3854-4758 Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social

(13) 3854-4722 CRAS Central

(13) 3854-3565 CRAS Vila Antunes

Saiba mais sobre o Programa Criança Feliz (PCF): https://tinyurl.com/p9k9f5vk

 

 

 

 

 

 

657 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.