Saúde - Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

Vigilância em Saúde alerta sobre o surto de cinomose canina em Cajati

A doença é causada por um vírus que atinge os cachorros e pode deixar sequelas neurológicas se não for diagnosticada na fase inicial

Vigilância em Saúde alerta sobre o surto de cinomose canina em Cajati

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta sobre o surto de cinomose em Cajati e solicita que os tutores de cães procurem com urgência o seu veterinário para a realizar a vacinação do seu animal de estimação.

A falta de imunização dos filhotes e a desatualização de vacinas dos cães adultos são os principais fatores de contaminação e óbitos.

Vale salientar que a cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa, que afeta principalmente filhotes ou outros canídeos com o sistema imunológico debilitado. As formas de contágio são por meio do contato com as secreções nasais e urinas de animais doentes, assim como pelo uso de objetos contaminados, como comedouros e bebedouros.

Uma vez no organismo dos cachorros, o vírus pode atacar os sistemas nervoso, respiratório e gastrointestinal. Os primeiros sintomas são secreção nasal.

Felizmente, já existe uma vacina para manter os cães sempre protegidos. Basta o tutor seguir corretamente o protocolo vacinal contra a cinomose que é de 4 doses, intervaladas de 21 dias.

Assim como os humanos, os animais de estimação também precisam de uma atenção maior do seu tutor. Como evitar sair com o cachorro, especialmente para locais em que há presença de outros animais, limpar muito bem os ambientes e os acessórios utilizados pelo cão. “Apesar da cinomose ser uma doença infectocontagiosa não zoonótica é importante, além de vacinar, observar o animal por um período de 10 dias, principalmente quando há relatos de mordidas ou arranhaduras, pois devido a sintomatologia nervosa, é importante essa observação para poder diferenciar da raiva, que essa sim é uma doença zoonótica letal para qualquer mamífero, inclusive o homem”, explica o médico veterinário, Pedro André de Q. Salles.

Doença infectocontagiosa não zoonótica significa que não é transmissível ao homem.

Resumo dos sintomas:

Forma cutânea: pústulas, principalmente no abdômen, patas e focinho;

Forma digestiva: vômitos e diarreia;

Forma respiratória: tosse, pneumonia, secreção nasal e ocular,

Forma nervosa: tremores, falta de coordenação motora e convulsões.