.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Saúde - Quarta-feira, 07 de Julho de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Visitadores sanitários realizam trabalho de conscientização contra a Covid-19 nos comércios e praças de Cajati

O público alvo são os jovens que se aglomeram nos espaços públicos para consumir bebidas alcoólicas, ouvir músicas e infringir o decreto municipal


Visitadores sanitários realizam trabalho de conscientização contra a Covid-19 nos comércios e praças de Cajati

Os visitadores sanitários contratados em caráter emergencial de saúde pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Cajati, devido à pandemia do novo Coronavírus tem se empenhado em conscientizar a população sobre o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e fiscalizado os comércios com intuito de orientar, respeitar e fazer valer o decreto municipal. 

 

O visitador sanitário tem como ofício executar ações presenciais de fiscalização, vistoriando, lavrando auto de infração, expedindo notificação e aplicação de advertência, quando necessário. Visando à prevenção a saúde da população.  E nos finais de semana o público alvo são os frequentadores das praças municipais, que em sua maioria, são jovens que se aglomeram no local para consumir bebidas alcoólicas e ouvir músicas. 

 

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Edilsom Batista o diferencial do trabalho dos visitadores foi a diminuição de reclamações de infrações do decreto no centro e na área rural do município. “É importante destacar o belo trabalho que os visitadores sanitários estão realizando, e graças à Deus as reclamações diminuíram e estão nos ajudando bastante no combate contra a Covid-19, no sentido de orientação e conscientização”, afirma Batista.

 

Os seis visitadores são profissionais com experiência na área da saúde e maiores de 18 anos. Ana Cecília Paes Landim Fonseca, Karina Neves de Freitas, Elizangela Natalia de Almeida Pereira, Tatiana da Silva Cunha, Gustavo Brasilio Muniz e Priscila Souza de Pontes Fortes organizam filas dos bancos e lotéricas e tem saído diariamente pela avenida Fernando Costa e pelos bairros, entregando panfletos educativos sobre as medidas de prevenção e alertando a população sobre à importância de seguir os protocolos sanitários. 

 

“Nesses tempos difíceis o amor e a empatia ao próximo tem sido necessário, e é isso que a Vigilância Sanitária de Cajati tem demonstrado. Chova ou faça sol, a equipe está sempre disposta, com o sorriso no rosto, porque sabe que tem um papel fundamental na educação e prevenção. As ações que os visitadores vem realizando interferem na rotina das pessoas, por isso eles carregam a responsabilidade de sensibilizar, instruir e mobilizar cada munícipe no sentido de cumprir a medida de distanciamento para salvar vidas!”, disse o chefe de seção de Vigilância Sanitária, Marcos Wagner Pinto.

 

O visitador sanitário também realiza visitas domiciliares, para prestar pequenos cuidados de enfermagem, como colher sangue, urina, fezes, escarro e outros materiais para enviá-los ao laboratório, para que ocorra a elucidação diagnóstica, sob supervisão direta de profissional habilitado e capacitado. Elabora boletins de produção e relatórios para permitir levantamentos estatísticos e comprovação dos trabalhos, realiza pesquisa de campo para estimular a frequência aos serviços de saúde e atua em campanhas de prevenção de doenças, aplicando testes e vacinas, dentro e fora da unidade sanitária, para preservar a saúde da comunidade. Dirigir veículos leves e motocicletas, mediante autorização prévia e se devidamente habilitado, quando necessário ao exercício de suas atividades, lavrar auto de orientação e/ou infração.

 

Mais informações: (13) 3854 8500 – ramal 5.

604 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.