Desenvolvimento Econômico - Quarta-feira, 23 de Junho de 2021

Cajati participa do consórcio pioneiro de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos em parceria com a ABREE

Duas toneladas de eletroeletrônicos foram enviados para serem reciclados em fábrica de Juquiá

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Cajati em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), realizou nesta quarta-feira, dia 23 de junho, o descarte de 2 toneladas de materiais eletroeletrônicos que foram enviados para fábrica de reciclagem Silcon Ambiental, em Juquiá.

“Hoje é um dia importante para o meio ambiente, sendo Cajati o primeiro a atender o contrato junto a ABREE para a logística reversa de eletroeletrônicos e sai na frente dos 25 municípios vinculados ao Codivar, pois teve a preocupação de estocar os resíduos acumulados ao longo do anos, para que ocorresse um descarte consciente do produto e se antecipou realizando a primeira destinação teste junto ao município de Juquiá, aonde fica a unidade de reciclagem”, disse o Superintendente do Codivar, Jedias Hosana de Carvalho.

Logística reversa nada mais é do que uma forma das empresas garantirem que os produtos colocados no mercado, possam ser descartados em locais corretos e, assim, retornar ao fabricante, para que sejam reciclados ou tenham um descarte final ambientalmente adequado.

Com essa parceria, a Prefeitura estimula a consciência ambiental ao trabalhar para que os produtos que foram descartados, sejam reaproveitados, contribuindo diretamente com o meio ambiente e as indústrias locais. “Este é o primeiro passo na estruturação de um sistema de destinação ambientalmente correta para os resíduos eletroeletrônicos gerados no Município”, disse o engenheiro ambiental Marcelo Barbosa.

“A prefeitura tem uma responsabilidade social com o lixo eletrônico que ela gera e isso só tem a agregar no município e é mais um passo para melhorar o meio ambiente”, disse o chefe da sessão de patrimônio e almoxarifado, Phillipe Gutierres.

“O Codivar tem um contrato de parcerias com a ABREE, que representa as grandes empresas que são responsáveis também para a coleta e a destinação final dos resíduos que elas mesmo produzem. A nossa expectativa é tornar esse projeto mais abrangente e conseguir dar a destinação correta para todos esses produtos”, finaliza o superintendente.

Estiveram presentes na retirada do resíduos eletroeletrônicos, o chefe de gabinete da Prefeitura de Cajati, Rinaldo de Lima e Silva, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cajati, Kathleen Gomes da Silva Chaves, o engenheiro ambiental Marcelo Barbosa, o chefe da sessão de patrimônio e almoxarifado, Phillipe Gutierres e o assessor de imprensa da Codivar, Gabriel Faulstich.