Educação - Quinta-feira, 10 de Junho de 2021

Curso realizado em Cajati qualificou cerca de 20 instaladores de placas de energia solar em residências e comércios

O treinamento foi gratuito e todos os participantes receberam os certificados

O treinamento gratuito de introdução à instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica que aconteceu em Cajati nos dias 2 e 3 de junho, foi bem concorrido. As vagas foram limitadas devido aos protocolos contra a Covid-19 e muitos interessados ficaram na lista de espera.
O prefeito Sidinei Aparecido, a presidente da câmara dos vereadores, Priscila Chagas e os vereadores Adenilse Pedroso e Zé Peixeiro e a diretora do departamento de desenvolvimento econômico, Kathleen Gomes da Silva Chaves foram conhecer toda a de uma sala de aula adaptada, construída dentro de unidade móvel itinerante de treinamento e exposição do conteúdo do curso.
“A forte procura pelo curso foi uma amostragem que a população cajatiense está interessada em adquirir conhecimento e colaborar ativamente com o crescimento econômico e tecnológico no município”, disse o prefeito Sidinei Aparecido.
O curso é patrocinado pela empresa de tecnologia Huawei, além da Charles Stewart Mott Foundation, Risen Solar Technology e Solfácil e qualificou cerca de 20 instaladores de placas de energia solar em residências e comércios.  Todos os alunos receberam os certificados pelos cursos e os que tiverem interesse em obter a certificação de instaladores serão encaminhados para a capacitação integral, oferecida pelo SENAI e por outras instituições de ensino.
O aposentado Luís Antônio, 65 anos, disse que resolveu participar porque o tema é uma inovação no mercado. “A aula está muito interessante e está dando os parâmetros do sistema de montagem das placas, legislação sobre o aproveitamento da energia do sol.  Eu quero ter uma formação diferenciada e adquirir mais conhecimento, e a energia solar começou em 2012 aqui no Brasil, então não é o futuro é o presente já”, afirmou Luís Antônio.
O professor Ricardo Castro Gomes, que também é engenheiro eletricista e eletrotécnico, especializado em energia renováveis e engenharia de segurança do trabalho, e mestrando em Ciências aplicadas na Universidade Estadual do Ceará disse que foi gratificante ensinar uma turma motivada e interessada no tema. “Eu percebo que a comunidade em toda cidade que passo tem esse interesse em conhecer uma nova fonte energética, e a turma está bem animada e fazendo um investimento na educação. Essa área vai ter uma demanda bem grande e os alunos que estão aprendendo como usar o sistema corretamente serão bem sucedidos, principalmente na questão na segurança durante instalação. Eu estou muito feliz por estar aqui ministrando e realmente com uma turma muito interessada”, enfatiza.
No total, foram 13 municípios da região do Vale do Ribeira foram beneficiados pelo projeto Road Show Huawei Solar e toda a ação é promovida pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), e pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) que integra o programa Vale do Futuro, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional (SDR).

Saiba Mais: https://www.valedofuturo.sp.gov.br/