Cajati, Sexta-feira, 30 de Julho de 2021 Telefone (13) 3854-8700

Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 10 de Junho de 2021

Os problemas ambientais gerados pelos homens nos espaços urbanos

A crescente ocupação da população urbana e a alteração da natureza para construir as cidades têm gerado problemas ambientais, como o aumento na geração de resíduos e o seu descarte incorreto, a impermeabilização do solo, o lançamento de esgoto in natura e as enchentes.

Os resíduos descartados incorretamente, como queima, despejo em rios ou largados em terrenos baldios, trazem severos impactos nos solos, águas e ar e geram substâncias tóxicas.

Os gases quando queimados, contaminam o solo e atraem animais transmissores de doenças como ratos e baratas, além de provocar um odor desagradável.

A impermeabilização do solo por cimento e asfalto é necessário para o desenvolvimento das atividades urbanas, mas acaba interferindo na penetração da água no solo, aumentando a quantidade de água que escoa pela superfície, gerando enxurradas. O descarte incorreto dos resíduos ficam sujeitos a serem carregados pelas chuvas até os bueiros, causando entupimentos. Essa água suja acumulada pode agravar ainda mais a saúde pública, como o favorecimento da proliferação do mosquito da dengue.

O despejo de esgoto in natura é uma consequência direta dessa disparidade entre o crescimento populacional e a infraestrutura urbana. Esse sistemático lançamento de esgoto in natura causa um imenso impacto nos ambientes aquáticos, contaminando a água, além de proliferar as doenças de veiculação hídrica, como febre tifoide, cólera e amebíase, estando também ligada à transmissão de verminoses, como a esquistossomose.  Outra consequência é a redução da disponibilidade de água doce para consumo e utilização.

Pequenas atitudes contribuem para a melhoria do meio ambiente urbano, como a separação do lixo e disponibilização à coleta municipal, não jogar lixo nas ruas, bueiros e rios, a ligação do esgoto doméstico à rede disponível e aumento dos espaços verdes para aumentar a infiltração de água são algumas das ações positivas que podem ser adotadas pela população.

Saiba mais: O processo de industrialização, iniciado com a revolução industrial do século XVIII, transformou a organização da sociedade e a condição socioambiental dos aglomerados urbanos, trazendo a população dos campos para as cidades.

Alguns países, como o Brasil, tiveram sua industrialização tardia, ocorrendo de forma muito acelerada e em um curto espaço de tempo, criando um vácuo entre a urbanização e a organização do espaço urbano para absorver esse crescimento. Surgem assim problemas ambientais como descarte de resíduos, enchentes, poluição do ar, poluição sonora, despejo de esgoto in natura nos rios.