Saúde - Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2020

Cajati se prepara para receber a vacina contra o covid-19

Administração municipal reestrutura prédio público fazendo adequação necessária para comportar a nova sede administrativa do Departamento de Saúde do município e se prepara para receber e armazenar as vacinas contra o coronavírus.

Cajati se prepara para receber a vacina contra o covid-19

A Prefeitura de Cajati realiza a reforma do prédio público localizado na rua Brasília, número 274, no bairro Bico do Pato para ser a nova sede administrativa do departamento de saúde que está recebendo às devidas adequações para atender os munícipes.

O objetivo da administração municipal é preparar o espaço para acomodar e garantir um melhor atendimento à população e a melhor conservação das vacinas, inclusive as do covid-19. E mesmo sem previsão de data para o recebimento das vacinas, houve uma necessidade de ter um local adequado para armazená-las e um espaço amplo e estruturado para receber a população com segurança e da melhor maneira possível.

O departamento de saúde prestará serviços administrativos e atendimento à população, através da Divisão da Vigilância Sanitária, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que presta atendimentos aos servidores municipais quanto a saúde ocupacional, da Divisão de Atenção Básica que organiza, coordena e estrutura as ações a serem realizadas nas Unidades de Saúde no município.

A reforma tem prazo pra ser finalizada já em 04 de Janeiro de 2021

O local recebeu diversos serviços de reparos e reestruturação, como manutenção hidráulica e elétrica, adequação e ampliação de salas, instalação da rede de refrigeração e dados, reparos da rede coletora de águas pluviais, reformas no telhado e pinturas.

O prédio tem 11 salas, sendo duas para atendimento de enfermagem na epidemiologia, uma para atendimento médico em epidemiologia e saúde ocupacional, duas para estoque da rede de frios municipal, três para serviço especializado em segurança e medicina do trabalho, duas que abrigarão a Divisão de Atenção Básica, uma para a equipe de agentes de combates às endemias, e uma sala para a Vigilância Sanitária. Todas as salas serão refrigeradas, inclusive a sala que abriga as câmaras de vacina, equipamentos de alto custo, que guardam todo o estoque municipal e são importantes por fazerem o controle de temperatura das vacinas que ficam entre 02 e 08 graus Celsius. Os estoques armazenados nessas câmaras são utilizados na vacinação de rotina e em campanhas contra poliomielite, multivacinação, atualização de caderneta vacinal, gripe e H1N1 e agora vai atender a demanda da vacina contra o coronavírus, que ainda não tem data definida para a chegada no município, pois precisa da efetivação do calendário e liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O local estará preparado adequado para receber futuramente as vacinas e atender a população

A vigilância em saúde é dividida em duas setores:  Vigilância Epidemiológica, que realiza ações e coordena serviços a conter disseminação de doenças de qualquer âmbito, como surtos de diarreia, leishmaniose etc. O controle é realizado através da vigilância de dados dos atendimentos realizados no município, sendo avaliadas todas as doenças e principalmente as infectocontagiosas e endêmicas da região, assim como coordena, controla e distribui insumos da rede de frios (vacinação). Ficando à sua competência o estoque adequado, à distribuição, controle de armazenamento nas unidades básicas, acompanhamento do registro vacinal, controle de entrada e saída e principalmente, garante a manutenção da qualidade de vacinas em temperatura específica, na própria vigilância e nas unidades básicas

Já a vigilância sanitária atende demanda de denúncias, fiscaliza o comércio e vistoria serviços de interesse à saúde e preza pelas condições sanitária municipais na produção de alimentos, venda de medicamentos, mercados, lanchonetes, restaurantes e bares entre outros. E garante que qualquer produto que o usuário venha a consumir tenha passado por um controle de qualidade e certificação, e o que não acarrete qualquer problema de saúde aos munícipes.

Todo o processo foi acompanhado e aprovado pelo conselho municipal de saúde que autorizou tanto o empréstimo, quanto o uso do dinheiro para os serviços de manutenção.

A reforma tem prazo pra ser finalizada já em 04 de Janeiro de 2021 e os atendimentos já tem previsão para iniciar no dia 15 de Janeiro quando começarão os atendimentos de epidemiologia e de saúde ocupacional.