.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Saúde - Sexta-feira, 08 de Maio de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

O uso da máscara é fundamental para evitar a transmissão da covid-19

Mesmo quem está com a saúde em dia deve usá-la


O uso da máscara é fundamental para evitar a transmissão da covid-19

Uma das medidas mais importantes para a prevenção ao novo coronavírus é o uso da máscara. Segundo os profissionais da saúde da Prefeitura de Cajati, ela deve ser utilizada por todos, inclusive por aqueles que estão com a saúde em dia. “As máscaras, se bem utilizadas, ajudam a evitar o contágio pela covid-19. No momento de sair de casa, todos devem colocá-las. Essa medida protege a si mesmo e também aos outros”, afirma o médico e diretor técnico do Comitê de Gerenciamento de Crises (CGC) para o enfrentamento ao novo Coronavírus, Dr. Ricardo Antônio Rockenbach. 

Para que o uso da máscara seja eficaz, são necessários alguns cuidados, desde a sua colocação até o retorno para casa. Também é importante saber quais os tipos de máscaras que devem ser descartados ou higienizados e como fazer essa limpeza. “A máscara deve ser retirada do rosto somente quando tiverem que ser trocadas e podem ser retiradas definitivamente ao retornar das atividades fora de casa”, orienta o médico. 

Quais máscaras são indicadas?

Para pessoas que precisam sair de casa para trabalhar ou outra atividade, podem ser usadas as máscaras de tecido, que ajudam a evitar a doença. Podem ser feitas em casa com algodão, tricoline ou TNT. 

Como deve ser a colocação e o uso da máscara?

Antes de colocar a máscara, é necessário fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%. A máscara deve cobrir a boca e o nariz e depois de colocada, evitar tocá-la. A sua utilização é recomendada por um tempo máximo de duas horas ou até que fique úmida e, depois disso, é indicado fazer a substituição por outra. 

Como deve ser retirada e higienizada?

Para retirar a máscara, também é importante higienizar as mãos e fazer a remoção pelos elásticos, sem tocar o tecido. Pode ser higienizada com água e sabão, hipoclorito de sódio ou água sanitária e deixada de molho por 30 minutos. Depois deve ser enxaguada com água corrente e novamente lavada com água e sabão. A higiene das mãos também deve ser feita após terminar de lavar a máscara. Depois de estar completamente seca, a recomendação é passar com o ferro de roupas em temperatura quente e, em seguida, guardá-la em um saco plástico ou de papel para evitar uma possível contaminação até o próximo uso. 

Mesmo com o uso das máscaras, é importante manter as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como lavar sempre as mãos, evitar tocar olhos, nariz e boca e manter o distanciamento social de 2 metros. Outra orientação é a de que as máscaras cirúrgica e N-95 sejam de uso exclusivo dos profissionais da saúde e pacientes suspeitos ou com a covid-19. 

2231 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.