Cajati, Domingo, 05 de Julho de 2020 Telefone (13) 3854-8700

Desenvolvimento Econômico - Terça-feira, 17 de Setembro de 2019

Novo contato para denunciar quem queima lixo

A Prefeitura de Cajati disponibiliza um novo contato para a denúncia anônima de quem queima lixo, mesmo nos próprios quintais: (13) 3854-8650. Queimar lixo ou qualquer material, em quantidade que possa incomodar a vizinhança é proibido pela lei complementar número 003/07, de 29 de junho de 2007, de Cajati. O infrator poderá ser advertido por notificação e os casos reincidentes podem receber as penas previstas.

Quem pratica a queima de lixo doméstico orgânico ou inorgânico não incomoda apenas os vizinhos. De acordo com o engenheiro ambiental da Prefeitura de Cajati, Marcelo Barbosa, a ação também pode causar danos à saúde e ao meio ambiente. “O lixo municipal tem alto conteúdo de plásticos que, quando queimados, liberam substâncias e gases tóxicos na atmosfera, colocando em risco a vegetação, as águas, os animais, os seres humanos e o meio ambiente em si”, explica.

A fumaça gerada pela queima, segundo o engenheiro ambiental, carrega fuligem, que causa problemas respiratórios, e poluentes químicos com potencial cancerígeno. “Essas substâncias podem se depositar nas águas, no solo e nas plantações e, com isso, também podem ser absorvidas pelos alimentos que consumimos”, alerta. “Por isso, é fundamental dar a destinação correta dos diversos tipos de lixos e materiais para a manutenção da qualidade ambiental e da saúde. O lixo orgânico e os recicláveis devem ser separados para as coletas comum e seletiva, respectivamente”, orienta Marcelo Barbosa.

Cajati - Educar para Crescer