Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 26 de Julho de 2019

Cajatrupe: os personagens da reciclagem em Cajati

Confira os horários das coletas dos lixos comuns e recicláveis

Cajatrupe: os personagens da reciclagem em Cajati

Nesse ano, a Prefeitura de Cajati iniciou a Campanha da Reciclagem com a Cajatrupe, personagens criados para incentivar adultos e crianças a separar o material reciclável e conscientizar sobre a importância da ação para o meio ambiente e para as futuras gerações. As primeiras medidas da campanha foram a instalação de 30 conjuntos de tambores no município para a separação de materiais recicláveis, divididos em papel, plástico, metal e vidro, e a coleta seletiva nos bairros. “Estamos implantando essas ações para incentivar a separação dos diversos tipos de materiais e assim diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente. Com a reciclagem, ainda evitamos o aumento de áreas de aterro, preservando também a saúde e gerando economia para o município, que pode ser revertida para outras medidas em prol dos nossos moradores”, afirma o prefeito de Cajati, Vavá Cordeiro.

A Cajatrupe

Os personagens da Cajatrupe, turminha criada pela Prefeitura, são: Tonelo, Peto, Potêncio, Mínio e Celo. O Tonelo é o líder da turma, acolhedor e responsável por ser o receptor dos lixos. Ele gosta de tudo bem separado. O Peto é o representante dos plásticos. Ele está nas garrafas de água mineral, em embalagens de refrigerantes, tampas, potes de alimentos, utilidades domésticas, sacos plásticos, baldes, PVC e nos engradados de bebidas. O Potêncio representa os vidros. Mesmo com cara de durão, ele sempre tem uma maneira de apoiar os amigos. É versátil e pode ser encontrado em tampas, potes, garrafas de bebidas, copos, frascos de remédios e embalagens. Alguns exemplares do Potêncio não podem ser reciclados, como espelhos, louças, cerâmicas e óculos. Mínio é o homem lata, com personalidade forte e coração de ouro. Pode ser encontrado em latas e tampas de bebidas e conservas, pregos, parafusos, arames e panelas. O Mínio pode ser confundido com materiais que não são recicláveis, como clipes e grampos, palhas de aço e latas de tinta, verniz, solventes e inseticidas. O último a ser apresentado é o Celo, um pouco distraído, mas criativo e gosta de dar novas ideias. Ele está bastante presente no dia a dia de muitas pessoas, como nos envelopes, cartazes, livros, jornais, cadernos, revistas, panfletos e papelão. Há Celos que não são recicláveis, como papel higiênico, etiquetas adesivas, guardanapos e lenços usados, fita crepe e ponta de cigarro.

A Cajatrupe estará sempre presente quando o assunto for reciclagem. Já é possível ver nos materiais da campanha, como os kits dos tambores dos recicláveis, dicas dos personagens para incentivar a separação do lixo, com informações sobre o que pode ou não ser reciclado.

A diferença dos tipos de lixos e como separá-los

Lixo orgânico: é o resto de produtos provenientes de animais ou vegetais, como verduras, frutas e outros alimentos. Esse tipo de lixo é comum na rotina alimentar, por isso, o volume também é alto. É importante lembrar que ele não deve ser misturado com outros, como o reciclável (inorgânico), para evitar a proliferação de bactérias e fungos, assim como auxiliar no processo de separação dos recicláveis.

Vidro reciclável: garrafas, potes de conservas, frascos (de perfumes e alimentos) e utensílios de cozinha (copo, prato, pirex, fôrma e taça). O vidro tem um tempo de duração indeterminado.

Vidro não reciclável: eletrodomésticos (televisão, micro-ondas, forno), janelas, portas e box, espelhos, óculos e vidros automotivos (carros, motos e caminhões).

Plástico reciclável: copos, potes, tampas e frascos de produtos, embalagens PET (de bebidas, óleos e vinagres), PVC (canos e tubos), sacolas e sacos plásticos. O tempo de duração do plástico é de cerca de 40 anos.

Plástico não reciclável: cabo de panelas, espumas, embalagens metalizadas (de biscoitos, café, suco e salgadinhos), acrílico e eletrodomésticos.

Metal reciclável: latas e tampas (de bebidas e conservas), pregos, parafusos, arames, ferragens, panela sem cabo e ferramentas. O metal tem duração de cerca de 100 anos.

Metal não reciclável: clipes, grampos, esponjas e palhas de aço, aerossóis, latas de tinta, verniz, solventes e inseticidas.

Papel reciclável: envelopes, cartões, cartolina, cartazes, livros, cadernos, jornais, revistas, panfletos, materiais impressos, papelão e sulfite.

Papel não reciclável: papel higiênico, etiqueta adesiva, guardanapos e lenços usados, fita crepe e ponta de cigarro.

Observações:

- Separe os materiais recicláveis em sacolas plásticas ou caixas de papelão.

- Não  deixe restos de comida ou líquidos nos recipientes. Passar uma água já é suficiente.

- Fraldas e papel higiênico usados, nem pensar. Pense em seu colega ser humano.

- Coleta seletiva não é bota fora. Destine somente o indicado – entulhos devem ter outra destinação.

- Sua pequena ação é uma grande contribuição à sustentabilidade.

Horário da coleta seletiva - material reciclável

Início às 8h

- Bairro Jacupiranga

- Bairro Capelinha