.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Desenvolvimento Econômico - Quarta-feira, 06 de Junho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cajati é pioneira em projeto de Piscicultura

25 produtores da agricultura familiar foram selecionados para receber os tanques


Cajati é pioneira em projeto de Piscicultura

A Prefeitura de Cajati acaba de implantar um projeto pioneiro no estado de São Paulo: o Desenvolvimento Regional Sustentável de Piscicultura em Tanques. A iniciativa foi uma indicação do deputado estadual Caio França, que fez a solicitação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, quando o atual governador Márcio França era o secretário da Pasta. O convênio firmado integra a instalação de 25 tanques para a criação de peixes na cidade.
De acordo com o prefeito de Cajati, Vavá Cordeiro, uma das características do projeto é a facilidade da sua aplicação. “É possível promover a aquicultura (atividade que cultiva organismos aquáticos) em pequenas propriedades, pois funciona por um sistema fechado de produção de pescado que pode ser aplicado em um espaço pequeno”, explica. “Além disso, o projeto beneficiará a agricultura familiar com a geração de trabalho e de renda”, considera.

Os tanques funcionam por um sistema de recirculação de água e cada um tem capacidade para criar 2.200 peixes. 25 produtores foram selecionados, em parceria com a Associação dos Agricultores Familiares do Município de Cajati (AAGFAM), para participar do programa piloto. “A fase inicial é a de transferência de tecnologia e deve ocorrer por cerca de oito meses, tempo suficiente para que o pescado atinja tamanho e peso para a comercialização”, expõe o prefeito Vavá. “Após a comercialização, os produtores iniciarão novos ciclos de criação, com possibilidade de expansão”, sugere.

O sucesso do projeto pode elevar o Vale do Ribeira ao nível de maior produtor de pescado do estado, segundo o prefeito Vavá. “Esperamos que esses produtores possam, futuramente, fornecer para a merenda escolar em diversos municípios e fortalecer o setor da piscicultura”, acredita. “Sabemos do compromisso que o governador Márcio França tem com o Vale do Ribeira. Ações como essa podem efetivar o crescimento da região”, salienta.

957 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.