Saúde - Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Vacinação contra a Gripe segue até dia 1º de junho

A vacina não desencadeia uma nova gripe e pode apenas ocasionar uma leve dor na região em que foi aplicada

Vacinação contra a Gripe segue até dia 1º de junho

Na sexta-feira, 1º de junho, acaba a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Em Cajati, a vacina pode ser tomada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, em todas as unidades de saúde.

Segundo a enfermeira e responsável técnica da Vigilância Epidemiológica, Analy Aparecida de Oliveira Reis, diferente do que muitos acreditam, a vacina não desencadeia uma nova gripe. “A reação que o paciente pode ter é uma leve dor no local da aplicação. Como essa é uma vacina de vírus morto, o que pode acontecer é ativar a manifestação de uma gripe já incubada anteriormente à vacina e não ocasionada por ela”, explica.

Para tomar a vacina é necessário apresentar a caderneta de vacinação e fazer parte do público de risco: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, trabalhadores da área de saúde e professores das redes pública e privada.

Também devem receber a vacina pessoas com doenças crônicas respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, obesos, portadores de diabetes e imunossupressão, trissomias como Síndromes de Down, Klinefelter e Wakany e transplantados.

Mais informações pelo telefone (13) 3854-1960.