Saúde - Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

Cajati terá mutirão de prevenção para doenças cardíacas nesta quarta-feira, 24 de outubro

Nesta quarta-feira, 24 de outubro, das 14h às 16h, o Departamento de Saúde da Prefeitura de Cajati, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), fará um mutirão de prevenção para doenças cardíacas. A ação é a segunda etapa do Estudo Epidemiológico de Doenças Cardiovasculares do Estado de São Paulo (EPICO). “Alguns dados levantados pela SOCESP mostram que na região do Vale do Ribeira o índice de mortes por infarto é alto. Essas ações são fundamentais para reduzir esses indicadores e para que possamos agir preventivamente”, considera o gerente de Atenção Básica do Departamento Municipal de Saúde, Anderson Carvalho Moura.

O mutirão acontecerá na Unidade de Saúde do Parafuso – Rua Cristalino Batista, 300 – e é restrito aos 40 primeiros pacientes que chegarem e atenderem aos requisitos da pesquisa. Os selecionados passarão por medições gratuitas da pressão arterial e do colesterol, receberão orientações nutricionais e sobre o colesterol elevado e farão um treinamento básico de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

A primeira etapa do estudo foi a aplicação de 400 questionários sobre os fatores de risco para doenças cardíacas em Cajati. Após o mutirão, serão feitas a finalização do levantamento dos dados e a avaliação dos resultados. “Esse estudo será essencial para que possamos avaliar o perfil dos cajatienses para doenças cardíacas e, com isso, adotar medidas de prevenção direcionadas”, afirma Anderson Moura.

Mais informações pelo telefone (13) 3854-3871.