Administração - Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

Prefeitura de Cajati investe recursos próprios em sete obras de melhorias

As benfeitorias estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade

No mês de outubro, a Prefeitura de Cajati concluiu duas obras de revitalização de passeios públicos nas Ruas José Nunes Paino e Irmã Carmela Ressarolli, no centro da cidade. Foram três meses de trabalho e o investimento foi de cerca de R$ 99 mil com recursos próprios do município. “O nosso objetivo foi melhorar o acesso dos pedestres, inclusive, dos portadores de necessidades especiais que transitam pela região”, afirma o diretor do Departamento Municipal de Planejamento Urbano, Silverio Domingues.

Obras em Andamento

No final de outubro, foram iniciadas melhorias de infraestrutura urbana com a pavimentação asfáltica das Ruas Mandacaí e Macaé, no bairro São José. Está previsto um investimento total de aproximados R$ 240 mil pela Prefeitura de Cajati para a pavimentação, construção de guias e sarjetas e drenagem.

O aterro sanitário municipal também passa por reforma para a adequação do sistema de drenagem. A obra teve início em agosto desse ano e a previsão é de que seja concluída até janeiro de 2019. O total de investimento com recursos próprios é de pouco mais de R$ 57 mil. “Essa obra trará benefícios como a redução de alagamentos e de infiltração da água das chuvas no interior do aterro e o melhor controle da erosão. Impedirá a migração de gases para a superfície, preservando a saúde pública e o meio ambiente, e minimizará as manutenções em curto prazo”, explica o diretor.

O prédio público na Rua Antártica, 276, no bairro Vila Antunes, é outro que passa por uma revitalização com investimento total de cerca R$ 110 mil com recursos do município. Depois de concluída, será a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dom Quixote I. “Sabemos que os CAPS substituem as internações em hospitais psiquiátricos e atendem pacientes com transtornos mentais severos e persistentes como psicoses, neuroses graves e transtorno grave de humor. As novas instalações estarão mais bem preparadas para acolher esses pacientes”, considera Silverio Domingues. A finalização da obra está prevista para dezembro de 2018.

No bairro Bico do Pato, acontece a construção de uma escadaria na Travessa Rondônia, que dá acesso à Rua Ceará, e entra na reta final. A obra teve início em agosto desse ano e o investimento total, pela Prefeitura de Cajati, é de quase R$ 80 mil. Segundo Silverio Domingues, esse acesso com mais de 216 m² foi aberto pelos moradores, que moldaram degraus em barro para ter passagem até o centro da cidade. “Era uma travessa que colocava em risco os pedestres, pois em dias de chuva ficava escorregadia. Hoje, pudemos investir em melhorias e oferecer infraestrutura adequada para o local com a construção da escadaria de acesso, drenagem, iluminação em LED (tecnologia de emissão de luz) e colocação de corrimão para dar apoio aos pedestres”, detalha.