Saúde - Sexta-feira, 27 de Abril de 2018

Campanha de vacinação contra a gripe já está em andamento

Sábado, dia 12 de maio, será o Dia D da Campanha

Campanha de vacinação contra a gripe já está em andamento

Começou nesta segunda-feira, dia 23 de abril, e segue até o dia 01º de junho, a Campanha de Vacinação contra a gripe. Sábado, dia 12 de maio, será o Dia D da Campanha.

Em Cajati, a vacinação está sendo realizada em todas as unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

A Campanha será realizada por etapas, sendo que neste primeiro momento a prioridade é vacinar os trabalhadores da saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais.

A partir do dia 02 de maio começa a vacinação em crianças, gestantes e puérperas. A partir do dia 09 de maio serão vacinados os professores, pessoas privadas de liberdade e comorbidades.

A meta para este ano é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários: trabalhadores da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional e idosos com 60 anos ou mais.

Em 2017, 5.803 pessoas faziam parte do grupo prioritário. Foram aplicadas 4.468 doses, ou seja, 76,99% de cobertura.

Para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve, grave até a morte. A hospitalização e a morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290.000 a 650.000 mortes.

A Doença:

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

Sintomas:

Aparecimento súbito de febre, cefaleia (dor de cabeça), dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga são as manifestações mais comuns. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

A transmissão:

Ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi fechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias. A transmissão é elevada também em aviões, navios e outros meios de transporte coletivo, onde são frequentemente registrados surtos de influenza A e B que acometem passageiros e tripulantes.

Grupos Prioritários:

Crianças de seis meses a menores de 5 anos;
Gestantes;
Puérperas (Todas as mulheres no período até 45 dias após o parto);
Trabalhadores de Saúde;
Professores:
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Grupos de Risco:

Doença respiratória crônica;
Doença cardíaca crônica;
Doença renal crônica;
Doença hepática crônica;
Doença neurológica crônica;
Diabetes;
Imunossupressão;
Obesos;
Transplantados;
Portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, entre outras)