Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 22 de Março de 2019

22 de março: Dia Mundial da Água

A Prefeitura de Cajati lembra a importância e dá dicas sobre o consumo consciente Neste 22 de março, é lembrado o Dia Mundial da Água.

22 de março: Dia Mundial da Água

Neste 22 de março, é lembrado o Dia Mundial da Água. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), apenas 2,5% da água existente no mundo é doce e, desses, 69% é de difícil acesso, pois está nas geleiras, 30% são águas subterrâneas e 1% está nos rios. “O uso indiscriminado levará à escassez e todos nós sentiremos as consequências, pois somos dependentes desse bem para sobreviver”, alerta o engenheiro ambiental da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Cajati, Marcelo Barbosa.

As campanhas de conscientização, segundo o engenheiro ambiental, têm papel fundamental para a mudança de hábitos e para a compreensão sobre os benefícios do uso racional da água. “Parte da população abraça e pratica as informações que recebe. Isso resulta no desenvolvimento sustentável em relação ao planeta”, considera e aponta: “Os dados da ANA mostram que, de 2013 a 2015, o consumo diário em residências caiu de 105 para 99 litros por habitante.”

Dicas para economizar água

Para evitar o desperdício, é necessário fazer uso consciente da água. As dicas que seguem são orientadas pelo engenheiro ambiental. “Somente use a água que precisar. Pense no seu consumo e veja como pode economizar. Todos conseguem contribuir para o uso racional da água. São pequenas mudanças, porém muito eficientes”, ressalta. As dicas podem ser conferidas no site da Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (Sabesp) pelo www.sabesp.com.br.

– Tomar banho: Na hora de se ensaboar, fechar o registro e voltar a ligar apenas na hora de enxaguar o corpo. Se diminuir um banho de ducha de 15 minutos com o registro meio aberto, para 5 minutos com o registro fechado ao se ensaboar, a economia pode chegar a 90 litros. Para o chuveiro elétrico, a redução do consumo de água pode chegar a 30 litros.
– Escovar os dentes: em cinco minutos, com a torneira meio aberta ao escovar os dentes, o gasto é de 12 litros de água. Fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo de água, pode economizar mais de 11,5 litros.
– Barbear: em cinco minutos podem ser gastos 12 litros de água. Com a torneira aberta somente na hora de enxaguar o rosto, a economia pode chegar a 10 litros.
– Lavar as roupas: esperar juntar bastante roupa suja para depois lavar. Sempre que possível, utilizar a máquina de lavar roupas apenas três vezes por semana.
– Lavar a louça: sem abrir a torneira, limpar os restos de comida com a esponja ou um guardanapo. Em seguida, molhar a louça e fechar a torneira. O próximo passo é ensaboar toda a louça e somente na hora de enxaguar, abrir a torneira. Com isso, é possível economizar 97 litros de água ao lavar a louça. Para quem usa a lavadora de louça, deve utilizá-la somente quando estiver cheia.
– Regar o jardim: trocar a mangueira pelo regador. Mangueira com esguicho também pode ser uma opção. A economia pode chegar a 96 litros por dia.
– Lavar a calçada: Substituir a mangueira por uma vassoura e um balde pequeno e utilizar a água do enxágue do tanque ou da máquina de lavar roupas.